A curta-metragem “O diário de Elena”, da realizadora Carolina Ventura, estreia este domingo, 16 de Fevereiro, a partir das 18h00, no Auditório do Museu de Portimão.
A trama envolve-nos no universo de Elena (Joana Rebelo), uma celebrada atriz de teatro que desaparece subitamente.
A sua ausência, esquecida pela população e ignorada pela polícia, continua a ser sentida pela sua melhor amiga Ana (Mariana Magalhães) que, motivada pela saudade e pela angústia, decide ir em busca de respostas e da sua melhor amiga.
Para o produtor André Nascimento, esta «foi uma experiência desafiante mas, extremamente enriquecedora».

«Conseguimos reunir uma equipa cheia de talento e dedicação e cuja contribuição foi essencial em todo o processo», acrescenta..
Paulo Quaresma, produtor executivo, presidente da A Gaveta A.C.P.T. e também ator na obra, referiu que a sua participação foi «muito gratificante».
Já sobre o projeto, «pela sua qualidade e pertinência, foi uma aposta ganha» para a associação, que «tem como um dos seus principais objetivos, providenciar meios a artistas emergentes, para que novos projetos culturais saiam do papel».
A perspetiva de Carolina Ventura, a realizadora, sobre as personagens reflete também a batalha que é para os jovens marcarem a sua posição nesta indústria.
É «um ensaio filosófico sobre o peso da existência e a procura incessante por sentido», diz.
Assim sendo, haverá lugar para debate sobre o existencialismo retratado, bem como sobre a estimulação do talento jovem e local, com a presença de Xavier Silva, professor de Filosofia da Escola Secundária Poeta António Aleixo.
Este projeto foi apoiado pelo Município de Portimão e “A Gaveta Associação Cultural e Pesquisa Teatral”.