António Miguel Pina, que ainda é presidente da vizinha Câmara de Olhão, foi ontem à noite confirmado como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Faro.
Em reunião da Comissão Política do PS/Faro, por sugestão do próprio Pina, foram submetidos a votação os nomes das duas pessoas que se tinham já apresentado como pré candidatos: Ana Passos e António Pina. Este último, ao que o Sul Informação apurou, acabou por vencer estas eleições internas com «quase 90% dos votos», revelou ao nosso jornal Tatiana Homem de Gouveia, presidente do PS Faro.
Tal resultado, acrescentou, representa «um voto de confiança do PS no carácter, na experiência autárquica e capacidade de liderança» deste candidato.
Em comunicado, os socialistas da capital algarvia salientam que «António Miguel Pina revelou coragem, espírito democrático e humildade ao defender que o seu nome fosse submetido a votação interna perante a existência de outra pré-candidatura, assumindo assim uma postura que reforça o seu compromisso com a transparência e a unidade do partido».
Pina, acrescentam, «apresenta-se com a determinação e a visão necessárias para devolver a Faro a centralidade que merece, depois de 16 anos marcados por um executivo do PSD esgotado e sem rumo».
«O PS Faro, fortalecido pela escolha democrática dos seus militantes, apresenta com sentido de responsabilidade e grande convicção António Miguel Pina como o único candidato capaz de liderar um novo ciclo para o concelho. Acreditamos que a sua dedicação, a sua visão transformadora, o seu compromisso com as causas sociais e a sua comprovada experiência autárquica serão fundamentais para construir um futuro digno para Faro e para todos os munícipes de Faro», conclui o comunicado.
A escolha oficial por parte da Concelhia socialista farense confirma apenas algo que já se sabia desde há muitos meses.
O próprio António Pina, em entrevista ao Sul Informação em Junho do ano passado, tinha admitido a sua vontade de ser o cabeça-de-lista do PS na capital do Algarve.
Nessa altura, Pina revelou estar a receber «apelos de muitas pessoas da sociedade civil de Faro e de muitos camaradas do Partido Socialista», no sentido de se candidatar à Câmara farense, este ano.
«As primeiras pessoas que me abordaram com esse tema até são de Faro. Há mesmo pessoas que eu não conheço e que se aproximam, a desafiar-me», reforçou.
E acrescentou mesmo que tal candidatura era algo que o atrai e que «seria um desafio muito interessante».
António Miguel Pina tem sido o presidente da Câmara Municipal de Olhão nestes três últimos mandatos, pelo que não pode já recandidatar-se a novo mandato na sua terra natal.
Sendo também o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Pina veio a posicionar-se como putativo candidato dos socialistas à principal Câmara Municipal do Algarve, a de Faro.
Tanto mais que o social-democrata Rogério Bacalhau, que comandou a autarquia farense nestes três mais recentes mandatos, está de saída, também por ter atingido o limite máximo de mandatos.
E, da parte do PSD, como o Sul Informação deu ontem conta, ainda não há consenso para a escolha do seu cabeça-de-lista. Fonte da Distrital laranja disse mesmo que Faro é um «processo complexo».
Em declarações ao nosso jornal, a presidente do PS farense acrescentou que vai agora ser criada uma Comissão Técnica Eleitoral, que será «pequena», para poder «funcionar de forma mais fácil».
E começa também novo processo de «ouvir os autarcas socialistas, os militantes, os simpatizantes» e, agora com António Miguel Pina, que é «peça fundamental para escolher as suas equipas», definir as «listas e cabeças-de-lista a todos os órgãos autárquicos», nomeadamente a Câmara, a Assembleia Municipal e as Freguesias.
Atualizado às 13h20, com as informações do comunicado do PS/Faro