A Câmara de Tavira lançou o concurso público para a construção de um edifício para acolher uma unidade de consultas externas de alta resolução e diagnóstico ambulatório e a sede do ACES do Sotavento, por um valor base de quase 9,85 milhões de euros.
O objetivo da autarquia é construir «uma nova unidade de saúde, de modo a resolver carências de serviços no atual Centro de Saúde de Tavira».
Na ala Norte do edifício a construir, serão instaladas as consultas externas de especialidades, serviços de exames e de tratamentos de especialidades e as consultas de saúde oral/medicina dentária
Na ala Sul, serão instaladas as seguintes valências: cirurgia de ambulatório; endoscopia; pediatria; Centro de Diagnóstico Integrado (CDI); TAC; raio X; análises e laboratório; e fisioterapia e reabilitação.
«No sentido de dotar toda esta zona com acessibilidades, será criada uma plataforma que incorporará as circulações viárias, pedonais e estacionamentos. A todos estes espaços juntam-se as dependências complementares como vestiários, salas de recobro, instalações sanitárias e material de limpeza. A par destas, estão previstas salas polivalentes/biblioteca/formação/reuniões», segundo a Câmara de Tavira.