Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Câmara de Lagoa apoia Misericórdia e ADR-Quinta de São Pedro na construção de Lares de Idosos

O Lar Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, que resulta da adaptação profunda do antigo hospital, vai estar a funcionar «em Maio ou Junho» próximos, anunciou o provedor Paulo Francisco.

A obra, que tem um prazo de execução de 10 meses, custará 1,5 milhões de euros e conta com a comparticipação da Câmara Municipal de Lagoa.

vamos à vila 2025

Num edifício que tem mais de 100 anos e que foi construído para ser o hospital da então vila, tendo depois acolhido o Centro de Saúde, antes de ser devolvido à Misericórdia, que ainda aí instalou um Centro de Cuidados Continuados entretanto fechado, hoje «o grande volume da obra é a lavandaria e a cozinha», como explicou o provedor, durante uma recente visita às obras do novo lar, promovida pelo Município.

O objetivo do Lar Santa Isabel é «aumentar a capacidade de resposta» do concelho, já que irá acolher 60 utentes em termos residenciais, mais 30 utentes no Centro de Dia, mas o seu refeitório estará «dimensionado para fornecer 240 refeições diárias», enquanto a lavandaria também terá grande capacidade, para trabalhar em rede «com outras IPSS».

Sul Informação
Visita às obras do Lar Santa Isabel – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Paulo Francisco adiantou que a nova estrutura irá protagonizar um «projeto-piloto diferenciador» ao nível do apoio domiciliário, que começará por ter 30 utentes, «mas pode aumentar».

E diferenciador porquê? «Iremos acompanhar cada um dos utentes nas suas casas, até adaptando-as às necessidades de cada um», explicou o provedor da Misericórdia.

«As pessoas continuarão a viver nas suas casas enquanto puderem, com toda a qualidade e com acompanhamento», acrescentou.

O projeto apresenta-se de tal modo como «diferenciador» que, segundo Paulo Francisco, «até temos a comunidade estrangeira a procurar os nossos serviços». Trata-se sobretudo de idosos ingleses, alemães e de outras nacionalidades, os chamados expats, que vieram para o Algarve residir na sua reforma e agora, mais idosos, veem neste novo serviço da Misericórdia de Lagoa uma resposta possível.

Mas Paulo Francisco, durante a visita que incluiu membros do executivo camarário, deputados da Assembleia Municipal, responsáveis por diversas instituições, técnicos e dirigentes municipais, e jornalistas, revelou ainda que o próprio Centro de Dia a instalar no Lar Santa Isabel, em Lagoa, será «diferenciador» porque irá «usar os saberes» dos utentes nas atividades destinadas à sua ocupação.

Haverá também atividades em parceria com outras instituições, como a Misericórdia de Estômbar ou o Centro Popular de Lagoa.

«A Misericórdia de Lagoa tem esta visão de trabalhar em parceria, em rede», que pode mesmo servir para melhor rentabilizar os seus serviços, sublinhou o provedor.

Sul Informação
Visita à obra da Vila D’ADR – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma Vila D’ADR para os «mais vividos»

No mesmo dia, a visita aos investimentos em curso no concelho com o apoio financeiro da Câmara de Lagoa incluiu ainda a Vila D’ADR (IPSS), obra orçamentada em perto de 5 milhões de euros, que será um centro de apoio à comunidade.

Promovida pela ADR-CCS Quinta de S. Pedro, a Vila D’ADR será uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Serviço de Apoio Domiciliário, que está a ser construída na Rua Pôr do Sol, na Mexilhoeira da Carregação.

A obra está orçamentada em perto de 5 milhões de euros, dos quais um pouco mais de 2,6 são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e 2,1 milhões são investidos pelo Município de Lagoa.
Com projeto do arquiteto local Vítor Lourenço, a estrutura irá acolher 70 utentes na ERPI e mais 60 em apoio domiciliário.

A sua conclusão está prevista para Março de 2026, para que, no final desse ano, possa começar a funcionar de facto, como revelou, durante a visita, Teresa Marques, vice-presidente da ADR-CCS Quinta de S. Pedro.

Apesar deste forte investimento do Município e das suas IPSS nas estruturas para idosos, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, reconheceu que embora se trate de obras «muito importantes», «não resolvem o problema do concelho. Ainda é preciso mais».

De qualquer modo, o autarca elogiou a proatividade de ambas as IPSS, dizendo: «somos uns felizardos por termos instituições no nosso concelho com as quais podemos fazer parcerias».

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Sul Informação

O futuro Lar Santa Isabel, em Lagoa

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Paulo Francisco com Águas da Cruz e Anabela Simão

Sul Informação

Paulo Francisco com Luís Encarnação

Sul Informação

Vila D'ADR, na Mexilhoeira da Carregação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

O arquiteto Vítor Lourenço explica o projeto

Sul Informação

Sul Informação



Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

festival do marisco de olhao
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Lagoa_sinaletica_2

Câmara de Lagoa renova sinalização urbana direcional do concelho

misericordia-estombar-1-scaled

Misericórdia de Estômbar imortaliza quem tudo deu por ela

1000036102

Bancos em forma de barco homenageiam pescadores em Carvoeiro