Acompanhar a revolução digital é essencial para que as bibliotecas continuem a cumprir o seu papel, fundamental, na sociedade. No mundo contemporâneo, a integração das tecnologias nas bibliotecas tem-se revelado não apenas benéfica, mas essencial para reforçar a missão destas instituições.
Neste contexto, a plataforma BiblioLED, uma plataforma de empréstimo de livros eletrónicos, destinada aos utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), destaca-se como um exemplo notável de como a tecnologia pode transformar e revitalizar o modo como se usam as bibliotecas, tornando-as ainda mais acessíveis, inclusivas e eficientes.
A plataforma foi desenvolvida para dar resposta às necessidades atuais e aos hábitos dos leitores do século XXI, oferecendo inúmeras vantagens e facilidades que tornam o acesso à leitura simples e prático, a partir de um dispositivo eletrónico, e a sua coleção um vantajoso complemento às coleções físicas da Biblioteca.
A flexibilidade, acessibilidade e autonomia oferecidas pela BiiblioLED são pontos de destaque, uma vez que o acesso remoto supera as limitações físicas, geográficas e temporais das bibliotecas tradicionais.
A plataforma permite que o utilizador aceda, de forma gratuita, a livros digitais e audiolivros, a partir de qualquer lugar, a qualquer hora. De uma forma totalmente autónoma, a gestão dos empréstimos, reservas e devoluções é feita pelo próprio utilizador. Esta funcionalidade representa empréstimos mais flexíveis e personalizados, à medida de cada leitor,
A interatividade, característica das plataformas digitais, enriquece a experiência do utilizador. É através da área pessoal, que os utilizadores podem criar listas de leitura, aceder ao histórico ou ainda ter acesso a outras funcionalidades disponibilizadas e que tornam o acesso aos conteúdos e ao conhecimento prático e intuitivo.
A BiblioLED, uma iniciativa da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enriquece o futuro das bibliotecas públicas, oferecendo soluções inovadoras que democratizam o acesso ao conhecimento e promovem a leitura em ambientes cada vez mais digitais.
As bibliotecas, tradicionalmente vistas como templos do saber e da cultura, fazem parte desta mudança.
As transformações digitais, associadas a desafios e planos de resiliência, são necessárias e são aliadas das bibliotecas, pois têm uma conceção que lhes permite continuarem a cumprir a sua missão de disseminar informação. Para continuarem a ser acessíveis e estarem presentes na vida de todos os leitores e potenciais leitores, é imperativo que acompanhem esta evolução.
Uma nova era no empréstimo de livros, já está disponível, e dá pelo nome de BiblioLED. Pode encontrá-la na biblioteca municipal da sua área de residência.
Visite-nos!!
NOTA: Este artigo dá início à parceria entre o Sul Informação e a BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve, que passará pela publicação de artigos mensais