Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Barragens do Sotavento estão a 77%, mas no Barlavento não passam dos 38%

As barragens do Algarve estão a 54% da sua capacidade total de armazenamento de água, depois das últimas chuvas, mas a recuperação continua a ser muito assimétrica, com as duas barragens do Sotavento a registar um volume total de 77% e as quatro do Barlavento, onde se inclui a maior albufeira da região, a apenas 38% da sua capacidade.

Dados enviados hoje à Lusa pela Agência Portuguesa do Ambiente mostram que na sexta-feira, dia 21 de Fevereiro o volume armazenado nas seis barragens algarvias ascendia a 54% do total, em grande medida graças às chuvas de Janeiro.

Um ano antes essa percentagem era de 34%, menos 20 pontos percentuais, o que significa um aumento de 90 hectómetros cúbicos (hm3) de água de um ano para o outro, um volume superior ao consumo médio anual do setor urbano, no Algarve.

recrutamento zoomarine 2025

Atualmente, estão armazenados nas seis principais albufeiras da região algarvia 240 hm3 de água.

Fonte da APA destacou à agência Lusa a situação atual nas barragens de Odeleite (79%, 103,1 hm3) e de Beliche (72%, 34,55 hm3).

«A menos boa notícia é que a recuperação foi assimétrica, do encaixe de 90 hm3. Resultante das chuvas de Janeiro, mais de 70% foi do lado do Sotavento Algarvio», lamentou a mesma fonte.

No fundo, isto significa que as duas barragens situadas no concelho de Castro Marim são responsáveis por 65,7 hm3, do aumento de 90 hm3 registado a nível regional.

Nas outras quatro Albufeiras, situadas nos concelhos de Silves (Arade e Funcho), Monchique (Odelouca) e Lagos (Bravura), o aumento foi de “apenas” 23,2 hm3.

Em percentagem, Odelouca, a barragem com mais capacidade da região está a 43% da sua capacidade total (67,01 hm3), a do Arade a 18% (5,01 hm3), a da Bravura a 17% (5,82 hm3) e a do Funcho a 50% (24,05 hm3).

A APA recorda que o Algarve é a única região que tem duas barragens com menos de 20% da sua capacidade, as da Bravura e Arade.

Assim, enquanto as barragens do sotavento algarvio aumentaram muito o seu armazenamento e estão com uma capacidade muito acima dos 50%, as do barlavento continuam com dificuldade em preencher as mesmas percentagens, devido às chuvas menos abundantes.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

lagos eventos

Também poderá gostar

CR_Comboio_Faro (3)

Suprimidos mais de 70% dos comboios até às 8h00 devido à greve parcial na CP

Machosfera_masculinidade_imagem gerada por IA

Machosfera “não é brincadeira de rapazes”, é bomba relógio

Maria da Graça Carvalho e Juan Moreno Bonilla_2025_HR (2_2)

Alta Velocidade entre Sevilha e Faro «é uma dívida» para com o Sul da Península Ibérica