O atleta do Burundi Rodrigue Kwizera, do clube espanhol Playas de Castellón, confirmou a sua supremacia, ao vencer novamente a prova masculina do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, que se disputou no domingo, na Pista das Açoteias, em Albufeira.
Depois das vitórias alcançadas em 2022 e 2023, o atleta africano conquistou o primeiro lugar pela terceira vez na sua carreira, ao completar o percurso com um tempo de 27:02.
Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelo espanhol Thierry Ndikumwenayo (2º lugar, Playas Castellon), e pelo queniano Charles Rotich (3º lugar, Sporting CP).
Já na competição masculina por equipas, o Playas Castellon superiorizou-se ao SL Benfica (2º) e ao Sporting CP (3º), conquistando o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo.
Na categoria de seniores femininas, a vitória também sorriu a uma atleta natural do Burundi. Francine Niyomukunzi, da equipa italiana Cus Pro Patria Milano, cruzou a meta em primeiro lugar com o tempo de 31:44, mais de um minuto à frente das suas adversárias Bahar Yıldırım (2º lugar, Fenerbahce) e Mariana Machado (3º lugar, SC Braga).
O primeiro lugar da classificação por equipas acabaria por ser conquistado pelo SC Braga, com a Bilbao Atletismo Santutxu a segurar o segundo posto, seguido das turcas do Fenerbahce.

Na estafeta mista, a disputa pelos primeiros lugares foi renhida, com as três primeiras classificadas separadas por pouco mais de 30 segundos.
O primeiro lugar acabou por ser conquistado pelo SL Benfica (Salomé Afonso, José Pinto, Sheila Jebet e Isaac Nader). Com um tempo total de 17:50, o quarteto benfiquista conseguiu bater a formação do Playas Castellon (Winnie Nanyondo, Mohamed Reda, Mireya Arnedillo e Abderrahman Khayami), que havia vencido as duas primeiras edições da competição.
O terceiro lugar foi conquistado pelos atletas do Sporting CP (Patrícia Silva, João Santos, Marta Castro e Nuno Pereira), que terminaram a prova com a marca de 18:22.
Além das provas de seniores integradas na Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Pista das Açoteias recebeu também as competições do escalão sub-20.
Na prova masculina, a medalha de ouro foi para o turco Ali Tunç (Fenerbahce), enquanto a corrida feminina foi conquistada pela etíope Hawi Abera (Sporting CP).
A edição de 2025 do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor trouxe centenas de pessoas até Albufeira, tendo contado com transmissão em direto na RTP2.
As classificações finais vão agora ser incluídas na contabilização do ranking mundial da World Athletics, a partir do qual se apuram os participantes para os próximos Jogos Olímpicos.
O evento aconteceu poucos meses após Albufeira ter conquistado o título de Capital Europeia do Desporto 2026. Para o presidente do Câmara Municipal, “o balanço é claramente positivo e a edição deste ano do Cross foi um excelente ensaio geral para as iniciativas que organizaremos no próximo ano”.
José Carlos Rolo realçou ainda o papel das várias entidades envolvidas na organização, e deixou um “agradecimento especial à Associação de Atletismo do Algarve, pelo papel que tem tido em elevar o bom nome da região no panorama desportivo internacional”.