Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Os alunos da Universidade do Algarve Mônica Appelt e Francisco Carmo ficaram em 3º lugar na categoria “Melhor Curta-Metragem de Animação” nos Prémios Sophia Estudante 2025, atribuídos durante «o maior evento de estudantes de cinema e audiovisual do país», que decorreu no passado fim-de-semana, em Albufeira.

Os alunos da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg foram premiados pela curta “O Duelo”.

Na mesma categoria, o 1º lugar foi conquistado pelo trabalho “Lembra de Mim”, de Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima (Universidade Lusófona) e o 2º pela curta “Tópê”, de Gil Mendonça (Escola Artística de Soares dos Reis).

vamos à vila 2025

A curta de animação “Pelas Costuras”, de Adriana Andrade, Daniela Tietzen e Luana Rodrigues (Universidade Lusófona), ganhou uma menção honrosa.

Segundo a organização desta iniciativa, na edição deste ano, cujo tema foi “O Trabalho de Ator”, foram recebidos «114 filmes, 111 cartazes e 78 trailers de 24 estabelecimentos de ensino, refletindo o talento e a dedicação das novas gerações de cineastas».

Ao todo, foram atribuídos prémios em sete categorias.

Os prémios na categoria “Melhor Curta-Metragem de Ficção” foram atribuídos aos trabalhos “Os Terríveis”, de João Antunes, da Universidade Lusófona (1º lugar), “A Solo”, de Carolina Rosendo, da Escola Superior de Teatro e Cinema (2º), e “Não sei que Fazer com as Mãos”, de Marta Delgado e Luís Miguel Rocha, da Universidade da Beira Interior (3º).

Na categoria “Melhor Curta-Metragem Experimental” os prémios foram para as curtas “Na Sombra do Medo”, de Andreia Maravilhas, da World Academy (1º lugar), “Ecos da Solidão”, de Christoph Wanderer, André Peneda, Diogo Cervantes e Pedro Carvalho, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos (2º), e “Como Entender o Ser em Sete Etapas”, de Venância Matos, da Escola Superior Artística do Porto (3º).

“Rogéria”, de Salvador Gil (Escola Superior Artística do Porto), “Terra Incógnita”, de Beatriz Carvalho (ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha), “Mãos da Terra”, de Luís Sequeira (Universidade da Beira Interior) ficaram, respetivamente, em 1º, 2º e 3º lugar na categoria “Melhor Curta-Metragem de Documentário”.

Na competição do “Melhor Cartaz” os 1º, 2º e 3º prémios foram, respetivamente, para “O Elefante da Sala”, de André Lino (ETIC-Escola de Tecnologias, Inovação e Criação), “What Is My Name?”, de Gael Vitorino Minas (EPI – Escola Profissional de Imagem) e “A Culpa é da Água”, de Leonor Guia, Marta Roberto, Ruben Pinto e Tiago Magalhães (Instituto Politécnico de Portalegre).

Os melhores Trailers foram os das curtas “Umbral”, de Miguel Andrade, da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto (1º), “Melanie”, de Gabriela Castanheira e Marta Bao, da World Academy, e “Retratos de Ajuda”, de Salvador Pinto, da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação.

Na categoria “Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento”, os prémios foram para “Over Seas”, de Lara Jaydha, Javier Fabregas, Oboh Ogheneochuko Michael, Alice Siniscalchi, Lara Fuke, Samaneh Shojaei, Ekaterina Zhuzhleva, Julian Frimpong, David Espitia Calderon, Sawanti Das, Ebenezer Gbedmah Mawuli, Leila Atabua, Tommaso Zerbi, Mreethmandir, Sara Saffari, Grethel Marie Guardia, da Universidade Lusófona (1º), “Umbral”, de Miguel Andrade, da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto (2º), e “Mãe”, de Siddhant Sarin, da Universidade Lusófona (3º).

O Sophia Estudante 2025 contou ainda com uma masterclass, oficinas para escolas, workshops, debates e uma exposição, além das sessões de filmes em competição e entrega de prémios.

Fotos: Sophia Estudante

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

Sul Informação

Curta O Duelo ESEC UALG Prémios Sophia Estudante 2025

lagos eventos
municipio de odemira

Também poderá gostar

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé