Os algarvios Isaac Nader, na equipa campeã de estafeta mista, e Etson Barros, na equipa vice-campeã de absolutos masculinos, contribuíram este domingo para as medalhas do Benfica na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato, disputado na pista das Açoteias, em Albufeira.
A 48ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor, que integrou mais uma vez a prova continental, proporcionou «uma excelente jornada para o meio-fundo português, com a conquista de três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze», destacou a Federação Portuguesa de Atletismo.
Na estafeta mista, a chave do triunfo esteve na queniana Sheila Jebet, que recebeu o testemunho de José Carlos Pinto no 1º lugar, mas soube conquistar uma grande vantagem no final do seu percurso, para entregar com segurança a Isaac Nader.
O atleta de Faro, campeão nacional de estrada, não se atemorizou e manteve essa diferença para as equipas adversárias e continuou isolado na passagem de testemunho a Salomé Afonso, que assegurou um título inédito para as equipas portuguesas.
Na prova de absolutos masculinos, conquistada pelo favorito Playas de Castellón (Espanha), Etson Barros, atleta de Pechão, 15º classificado, em 28m43s, foi o terceiro melhor do Benfica, garantindo o 2º lugar coletivo dos “encarnados”.

Além das medalhas do Benfica, em Albufeira o Sporting de Braga sagrou-se campeão europeu na prova absoluta feminina, e o Sporting conseguiu o bronze em absolutos masculinos e na estafeta mista.
O Crosse das Amendoeiras teve como vencedores individuais dois atletas do Burundi, Rodrigue Kwizera (Playas de Castellón), em processo de adquirir a nacionalidade espanhola, em masculinos, e Francine Niyomukunzi (Cus Pro Patria Milano), em femininos. Charles Rotich (Sporting) e Mariana Machado (Sporting de Braga) foram 3ºs classificados.