O basquetebolista algarvio Miguel Queiroz capitaneou a seleção portuguesa rumo à sua quarta presença em Campeonatos da Europa, garantida esta sexta-feira fora de campo, após a derrota da Ucrânia frente à Eslovénia na fase de qualificação.
O jogador, de 33 anos, natural de Portimão, representa o FC Porto desde 2013 e conta com mais de 100 internacionalizações pela equipa das quinas.
A carreira de Miguel Queiroz, iniciada na formação do Portimonense, conta ainda com passagens por Barreirense e Illiabum, tendo agora o seu ponto mais alto ao serviço de Portugal.
Na sexta-feira, apesar da derrota lusa frente a Israel (84-78), o desaire ucraniano, horas antes, assegurou, a uma jornada do fim, que Portugal já não perde o terceiro lugar, última vaga de apuramento, no Grupo A da fase de qualificação.
Frente aos israelitas, Miguel Queiroz, capitão de equipa, em 29m03s de utilização, somou seis pontos, quatro ressaltos (todos defensivos), duas assistências e um roubo de bola.
Nesta fase de qualificação, em cinco jogos disputados, o jogador portimonense regista médias de 10,4 pontos, 7,8 ressaltos e 1,8 assistências.
Portugal, que participou nos Europeus de 1951, 2007 e 2011, soma duas vitórias e três derrotas no agrupamento, encerrando em festa a qualificação precisamente com a receção aos ucranianos, esta segunda-feira, 24 de Fevereiro, em Matosinhos.
A 42ª edição do Campeonato da Europa de basquetebol vai ter lugar entre 27 de Agosto e 14 de Setembro, com organização partilhada entre Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia. O sorteio decorre no final de Março.