«Albufeira todo o ano!» é o slogan da nova campanha que a Câmara Municipal deste concelho algarvio acaba de lançar. O plano de comunicação foi apresentado ontem a jornalistas e empresários, alguns dos quais dão a cara na campanha.
Seis vídeos curtos destacam o património (Castelo de Paderne, Museu de Arqueologia, Casa do Acordeão), a gastronomia(com destaque para o «famoso frango da Guia), os vinhos e o enoturismo (Adega do Cantor e Quinta do Canhoto), a animação, o mar (com a Marina, o EDP Art Reef, com as obras escultóricas de Vhils afundadas ao largo,o Parque Marinho da Pedra do Valado, os golfinhos), o desporto (Albufeira será Cidade Europeia do Desporto em 2026), os Mercados Municipais e os chefs que lá fazem compras, e ainda as praias de renome, vigiadas todo o ano.
Em cada um dos vídeos, há gente de Albufeira a falar do que de melhor o concelho tem para oferecer, desde o arqueólogo Luís Campos Paulo ou a diretora do Museu Idalina Nobre, ao maestro Armando Mota e ao presidente da APAL Sérgio Brito, à gerente do restaurante Ramirez, filha do fundador, ou ao presidente da Associação de Nadadores-Salvadores. E em todos os vídeos está também o presidente da Câmara José Carlos Rolo, que funciona como uma espécie de cicerone a conduzir os visitantes pelos atrativos de Albufeira.
A campanha, que incluirá também outdoors e mupis, tem «dimensão nacional», como salientou o vice-presidente da Câmara Cristiano Cabrita. Por isso, irá passar pelas televisões, mas também pelos jornais e rádios nacionais e ainda pelas redes sociais.
A campanha «Albufeira todo o ano!», que é lançada quase no fim de Fevereiro, a um mês do fim deste Inverno, tem como objetivo «lutar contra a sazonalidade», explicou José Carlos Rolo. No fundo, acrescentou, o que os vídeos promocionais querem é dar «exemplos práticos de algumas possibilidades [de fazer férias diferentes], tanto no Inverno, como na Primavera, Verão e Outono».
Assumindo que o concelho tem sido alvo de notícias «menos positivas» nos últimos tempos, Cristiano Cabrita, por seu lado, salientou que a ideia foi «delinear uma estratégia apelativa», que mostre que «temos muita coisa boa em Albufeira que, por vezes, não é valorizada».
O vice-presidente sublinhou que «todos devem ter orgulho» nesta campanha, feita com «sentimento» ecom «a energia das pessoas locais», apelando depois a que «todos partilhem estas imagens positivas» do concelho.

À margem da apresentação, o Sul Informação questionou José Carlos Rolo sobre se esta nova campanha (Algarve todo o ano!) não se irá confundir com uma outra, lançada em Abril do ano passado, com o slogan «Albufeira faz parte da sua vida!» e que pretendia mudar a imagem deste destino turístico, até a nível internacional.
O autarca respondeu que não, porque «Albufeira faz parte da sua vida todo ano. Isto insere-se nessa estratégia».
Outra questão colocada pelo nosso jornal tem a ver com o facto de Rolo aparecer em todos os vídeos e outras imagens promocionais desta nova campanha. Em ano de Eleições Autárquicas, não tem receio de que isto seja confundido com campanha eleitoral?
«Se quiserem… até eu ter vindo logo de manhã cedo para a Câmara também pode ser entendido como campanha eleitoral», ironizou o presidente do Município de Albufeira. Mas logo acrescentou: «Naturalmente que não! Não foi, de modo nenhum, com essa intenção».
Seja como for, o vice presidente Cristiano Cabrita garante que a campanha «Albufeira todo o ano!» é «do melhor que se faz a nível nacional». Os empresários esperam que esta campanha promocional, de facto, ajude a trazer para o destino turistas, nomeadamente os nacionais, ao longo de todo o ano e não apenas nos meses de Verão, quando o concelho fica a rebentar pelas costuras.
Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Presidente e vice com empresários que participam na campanha


José Carlos Rolo

José Carlos Rolo e Cristiano Cabrita
Obrigado por fazer parte desta missão!