O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) vai promover um curso de Formação Modular em Modelos e Técnicas de Costura de Modelos de Pequena Marroquinaria, entre os dias 28 de Fevereiro e 22 de Março, a Sala do Arquivo Histórico de Albufeira – Extensão Cultural.
O objetivo desta formação gratuita é «ensinar aos participantes as diversas técnicas e modelos utilizados na costura de pequena marroquinaria» e «promover o contacto com técnicas de confeção artesanal», segundo a Câmara de Albufeira.
A formação terá uma carga horária total de 50 horas, e será ministrada por Fernando Augusto Gonçalves, que, desde 2013, se tem dedicado à atividade de sapateiro, correeiro e albardeiro.
«A pequena marroquinaria consiste na transformação de peles, especialmente do couro, para a confeção de objetos que são utilizados no quotidiano. No curso promovido pelo CEARTE e apoiado pelo Município, os participantes poderão aprender a identificar e caracterizar a construção e operações de costura de diferentes modelos, bem como aplicar as técnicas de costura adequadas para cada tipo de material e equipamento. Ao longo do curso, espera-se que os formandos apliquem as técnicas ensinadas na produção de pequenos objetos como porta-moedas, porta-cheques, chaveiros ou cintos», acrescentou a autarquia.
A formação decorre na Sala do Arquivo Histórico de Albufeira – Extensão Cultural (Rua João Bailote, 9), entre os dias 28 de Fevereiro e 22 de Março, em horário pós-laboral (às quintas e sextas-feiras entre as 18h00 e as 22h00, e aos sábados entre as 09h00 e as 17h00).
O curso oferece certificação de Nível 2 (QNQ 2), e destina-se a pessoas maiores de 18 anos que pretendam aumentar o seu nível de qualificações.
A frequência no curso é totalmente gratuita, e as inscrições devem ser feitas através de e-mail [email protected] ou por telefone (289 599 680).