O Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-Ri) da Universidade do Algarve (UAlg) e o ABC CoLAB – Ageing Better forma selecionados para liderar o AgeTech – Investigação Compostos para Produtos Cosméticos de Antienvelhecimento, um «projeto inovador» com mais de 1,2 milhões de euros de orçamento, que «coloca a investigação e a biotecnologia ao serviço da cosmética avançada, abrindo novos horizontes no combate ao envelhecimento da pele».
No Algarve, o projeto é coordenado por Clévio Nóbrega, líder do Laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Génica, e por Vânia Roberto, diretora executiva e de inovação do ABC CoLAB.
O projeto, que será cofinanciado em 70% pela União Europeia, «foca-se no desenvolvimento de formulações cosméticas inovadoras com base em compostos naturais e tecnologias de ponta, garantindo soluções eficazes e sustentáveis para um envelhecimento saudável», segundo a UAlg.
«O AgeTech distingue-se pelo seu caráter inovador ao desenvolver formulações cosméticas baseadas em compostos ativos naturais, capazes de atuar diretamente nos mecanismos moleculares do envelhecimento cutâneo. Estes compostos, derivados de recursos marinhos e outras fontes naturais, são integrados em formulações biotecnológicas utilizando técnicas avançadas de nano-encapsulação, permitindo uma maior absorção dos ingredientes ativos a nível celular e promovendo a regeneração da pele», acrescentou a universidade algarvia.
Estes projeto assenta numa sinergia entre a empresa Mesosystem e os seus parceiros estratégicos algarvios, o ABC-Ri e ABC CoLAB – Ageing Better, «que trazem um vasto conhecimento na área da biotecnologia e investigação aplicada ao envelhecimento, e garantem soluções cientificamente validadas e inovadoras para a cosmética avançada».
O projeto conta com o apoio dos programas ALGARVE 2030 e COMPETE 2030, que financiam respetivamente o ABC CoLAB e o ABC-Ri, assim como a iniciativa no seu conjunto.
«Este financiamento é essencial para impulsionar a investigação de vanguarda e consolidar Portugal como um polo de excelência na ciência cosmética, promovendo soluções eficazes e sustentáveis para um envelhecimento saudável e natural», concluiu a UAlg.