Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

O Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-Ri) da Universidade do Algarve (UAlg) e o ABC CoLAB – Ageing Better forma selecionados para liderar o AgeTech – Investigação Compostos para Produtos Cosméticos de Antienvelhecimento, um «projeto inovador» com mais de 1,2 milhões de euros de orçamento, que «coloca a investigação e a biotecnologia ao serviço da cosmética avançada, abrindo novos horizontes no combate ao envelhecimento da pele».

No Algarve, o projeto é coordenado por Clévio Nóbrega, líder do Laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Génica, e por Vânia Roberto, diretora executiva e de inovação do ABC CoLAB.

O projeto, que será cofinanciado em 70% pela União Europeia, «foca-se no desenvolvimento de formulações cosméticas inovadoras com base em compostos naturais e tecnologias de ponta, garantindo soluções eficazes e sustentáveis para um envelhecimento saudável», segundo a UAlg.

festival do marisco de olhao

«O AgeTech distingue-se pelo seu caráter inovador ao desenvolver formulações cosméticas baseadas em compostos ativos naturais, capazes de atuar diretamente nos mecanismos moleculares do envelhecimento cutâneo. Estes compostos, derivados de recursos marinhos e outras fontes naturais, são integrados em formulações biotecnológicas utilizando técnicas avançadas de nano-encapsulação, permitindo uma maior absorção dos ingredientes ativos a nível celular e promovendo a regeneração da pele», acrescentou a universidade algarvia.

Estes projeto assenta numa sinergia entre a empresa Mesosystem e os seus parceiros estratégicos algarvios, o ABC-Ri e ABC CoLAB – Ageing Better, «que trazem um vasto conhecimento na área da biotecnologia e investigação aplicada ao envelhecimento, e garantem soluções cientificamente validadas e inovadoras para a cosmética avançada».

O projeto conta com o apoio dos programas ALGARVE 2030 e COMPETE 2030, que financiam respetivamente o ABC CoLAB e o ABC-Ri, assim como a iniciativa no seu conjunto.

«Este financiamento é essencial para impulsionar a investigação de vanguarda e consolidar Portugal como um polo de excelência na ciência cosmética, promovendo soluções eficazes e sustentáveis para um envelhecimento saudável e natural», concluiu a UAlg.

inframoura cada gota importa
emarp

Também poderá gostar

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”

unnamed (1)

Arqueólogos do ICArEHB participam em estudo sobre a última Idade do Gelo