O Portimonense encerrou hoje um ciclo de três vitórias consecutivas na II Liga de futebol, ao perder no reduto da União da Leiria, por 1-0, em jogo da 19ª jornada da competição em que os algarvios terminaram reduzidos a 10 unidades.
O solitário golo de Alisson Santos, aos 56 minutos, decidiu um jogo em que os anfitriões foram melhores e, na fase final do jogo, seguraram a vantagem perante um adversário em inferioridade numérica, após expulsão de Yuki Kobayashi (78 minutos).
Apesar da derrota, depois de quatro jogos consecutivos a pontuar, o Portimonense mantém-se no 12º lugar, com 23 pontos.
O avançado angolano Chico Banza foi a única novidade no onze dos algarvios, com a saída de Paulo Vítor em relação à vitória da semana passada sobre o Felgueiras (3-2).
O jogo começou em bom ritmo, com as duas equipas a mostrarem instintos ofensivos, gerando algumas aproximações às duas balizas, embora sem oportunidades claras de golo.
Ainda assim, o Portimonense ameaçou mais durante os primeiros 20 minutos, nomeadamente por Camilo Durán e Chico Banza, este por duas vezes, que tentaram visar a baliza leiriense sem sucesso.
Após este ligeiro ascendente algarvio, a União de Leiria foi, gradualmente, tentando impor o seu domínio e, no final do primeiro tempo, Vinicius Silvestre negou o golo em remates de Alisson Santos (39 minutos) e Jordan van der Gaag (45+2).
Os anfitriões mantiveram a dinâmica no reatamento e, aos 56 minutos, abriram o ativo, por intermédio de Alisson Santos, que, aproveitando alguma passividade da defensiva algarvia, surgiu pelo lado esquerdo na área e rematou cruzado, com o pé direito.
O Portimonense, que logo a seguir viu um penálti a seu favor ser revertido após revisão pelo videoárbitro, tentou reagir a partir daí, com Ricardo Pessoa a apostar no estreante Juan Alegría, um dos reforços de inverno.
Ruan esteve perto do empate, aos 77 minutos, num remate de fora da área que passou rente ao poste esquerdo da baliza de Kieszek, mas a missão algarvia complicou-se um minuto depois, com a expulsão de Yuki Kobayashi, por entrada negligente sobre Daniel dos Santos.
O Portimonense ainda pressionou nos instantes finais e até acreditou no empate, que seria negado por Kieszek numa grande oportunidade do isolado Camilo Durán, aos 90+5 minutos.
Na próxima jornada, os “alvinegros” recebem o Mafra, 16º classificado, em partida agendada para sábado, 1 de Fevereiro, às 18h00.