Cláudia Monteiro de Aguiar, secretária de Estado das Pescas, visitou esta quinta-feira, 16 de Janeiro, o Porto da Baleeira, em Sagres.
O objetivo foi «conhecer as infraestruturas sob alçada da Docapesca e o seu funcionamento, bem como ouvir diretamente as preocupações dos profissionais do setor da pesca e discutir as melhores soluções para vencer os desafios que enfrentam».
Assim, o programa de deslocação da governante ao Porto da Baleeira englobou uma visita à Lota de Sagres, ao Porto da Baleeira e ao Centro Expedição da Finisterra, bem como, uma reunião com os presidentes da Associação dos Armadores de Pesca de Sagres Mário Galhardo, da Organização de Produtores da Pesca do Cerco – Barlapescas Fábio Mateus, e do vice-presidente da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo Miguel Galhardo.
Segundo a Câmara de Vila do Bispo, um «dos assuntos abordados foi a eventual concessão de um Título de Atividade Aquícola relativo à expansão de um estabelecimento de culturas em águas marinhas na costa sul».
No decorrer da visita, que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Docapesca Sérgio Faias, dos vereadores da autarquia Dora Guerreiro, Dino Lourenço Luis Paixão e Paula Freitas, do presidente da Assembleia Municipal Luciano Rafael, entidades regionais e locais, foi ainda apresentado o estaleiro Fortaleza e o projeto “Fosteam@south PRR Impulsos – Estação Marinha de Sagres”, pela Universidade do Algarve.