Joaquim Viegas para São Clemente, Analídio Ponte para São Sebastião, João Romão para Quarteira, Nelson Brazão para Boliqueime, António Martins para Alte, e Alberto Pinto para Almancil: estes são os escolhidos do PS Loulé para candidatos à presidência de cinco Juntas de Freguesia do concelho nas próximas eleições.
Os nomes foram avançados hoje, 31 de Janeiro, depois de na passada quarta-feira, 29, terem sido escolhidos em reunião da Comissão Política Concelhia deste partido.
Falta agora saber quem serão os candidatos às freguesias de Salir, Ameixial e Querença, Tôr e Benafim, recentemente desagregadas.
Em São Clemente, os socialistas iniciam um novo ciclo com Joaquim Viegas. O candidato de 51 anos é professor de Educação Física e desempenha a função de técnico superior no Departamento de Desporto da Câmara de Loulé. Além disso, é ex-atleta, treinador e dirigente no Louletano Desportos Clube, coordena a formação no Club BTT Terra de Loulé, onde é presidente desde 2022. É atualmente deputado na Assembleia de Freguesia de S. Clemente.
Para a Junta de São Sebastião foi designado o seu atual presidente, Analídio Ponte. De acordo com o PS, «o autarca, que tem São Sebastião no coração, tem promovido a revitalização dinâmica da Freguesia e dos serviços prestados à comunidade, dando especial foco a novas abordagens na resolução dos problemas do território».
Em Quarteira também se inicia um novo ciclo, com João Romão, 43 anos, formado em Educação Física, e professor no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres. Com cerca de 20 anos de experiência no ensino e desenvolvimento desportivo, fundou e coordena a Associação Quarteira Beach Sports. O candidato destaca-se ainda pelo trabalho na formação de jovens e na promoção do desporto em Quarteira.
Para Almancil, foi designado Alberto Pinto, 47 anos, psicólogo com mestrado em Clínica e MBA em Gestão, tem vasta experiência comunitária e profissional. Foi voluntário na APAV por 10 anos, integrou a equipa de logística do Hospital de Faro durante a pandemia e liderou projetos internacionais. Desde 2021, desempenha as funções de Técnico Superior na Junta de Freguesia de Almancil.
Em Alte voltou a ser designado o atual presidente da Junta, António Martins, para «continuar o trabalho que tem levado a cabo com o seu executivo no desenvolvimento do interior, na elevação da freguesia e das condições de vida da sua população». «Abraçou os desafios que o aumento das competências das freguesias trouxe e tem marcado o ritmo de uma nova geração de políticas para o interior», refere ainda o PS.
Relativamente a Boliqueime, que recentemente foi elevada a vila, volta também a ser designado o atual presidente Nelson Brazão, que, de acordo com a comissão concelhia, «tem liderado um executivo focado na dinamização da freguesia e no trabalho para as pessoas, através do aumento dos serviços prestados aos fregueses».
Numa nota enviada esta sexta-feira às redações, o Partido Socialista afirma apresentar-se aos louletanos «renovado e empenhado com o seu candidato à Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, e os candidatos às Freguesias».
«Nestes tempos exigentes, o PS Loulé prepara-se para um novo ciclo de gestão autárquica, com novas dinâmicas, mais rejuvenescido e com um projeto mais robusto para resolver os problemas das pessoas com uma nova energia», lê-se ainda na nota.