Laboratórios Colaborativos de reflexão e criação coletiva com a população local vão ser promovidos em vários locais da cidade de Lagoa, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, no âmbito do Projeto “Conventus”.
O segundo laboratório está marcado para o dia 30 de Janeiro, entre as 14h30 e as 17h00, na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, e terá como tema “Centro Cultural Convento de S. José: incubadora de laços afetivos no/ao território?”.
Numa nota da Câmara de Lagoa, é explicado que o projeto “Conventus” estuda «o antigo Convento de São José para conhecer a sua história a partir de arquivos documentais e com a participação da população local e das memórias vivas que deste existem, com o objetivo de conhecer «as outras histórias do Convento» que nunca foram contadas ou escritas».
Sendo um projeto de investigação participativa, a autarquia refere que iniciativas como o Ciclo de Laboratórios Colaborativos têm por objetivo «dar voz à população local para, com a sua ajuda, refletir sobre o que esta almeja para o “seu” Convento de São José, edifício que é há 30 anos um dos centros de cultura da cidade de Lagoa».
A iniciativa é aberta à participação de todas as pessoas, sendo que o ciclo constitui «um momento de reflexão no qual se pretende envolver os coletivos e as associações locais com interesse pela cultura e património local, e assim analisar a realidade atual do Centro Cultural e contribuir com linhas orientadoras para os seus destinos e programação cultural além do horizonte do projeto conventus».