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O porto de Sines alcançou em 2024 «o melhor [ano] de sempre» no segmento da carga contentorizada e registou uma subida de 11% do volume de carga movimentada em relação ao período homólogo, foi hoje divulgado.

De acordo com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em comunicado, na carga contentorizada «o ano de 2024 fica marcado como o melhor de sempre» nesta infraestrutura portuária.

O porto alentejano registou, neste segmento, «um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 milhões de TEUs» medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.

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Já no que diz respeito ao volume de carga movimentada, o porto de Sines «registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023», indicou.

Segundo a administração portuária, o Terminal de Contentores lidera «os índices de movimentação com 23 milhões de toneladas, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos com 20,8 milhões de toneladas».

Na mesma nota, a APS referiu que nos últimos dez anos, entre 2014 e 2024, o Terminal de Contentores de Sines «tem vindo a crescer de forma sustentada», com «uma variação positiva de 14,7%».

E lembrou que, no panorama internacional, o porto de Sines conquistou «um lugar no TOP15 Europeu em 2021, tendo vindo a reforçar o seu posicionamento neste ranking, ocupando em 2024 a 14ª posição».

«Ainda em 2024, Sines voltou a destacar-se no final do primeiro semestre como o porto europeu a registar um maior índice de crescimento, com uma variação homóloga de 25%», lê-se no comunicado.

O Terminal de Contentores do porto de Sines, gerido pela PSA Sines, conta com «mais de vinte serviços regulares, semanais e bissemanais, que o ligam aos principais mercados internacionais», realçou a administração portuária, acrescentando que está em curso o plano de expansão deste terminal.

A expansão, que está prevista decorrer até 2028, «dotará o Porto de Sines de uma capacidade instalada de 4,1 milhões de TEUs», assinalou.

A isto «acrescem as melhorias significativas levadas a cabo pelo Governo português no que reporta à ferrovia, beneficiando a ligação com o mercado espanhol e potenciando a penetração de Sines no hinterland Ibérico», concluiu.

 

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