O Portimonense voltou hoje às vitórias em casa, mais de quatro meses depois, com um triunfo épico frente ao Alverca (1-0), para a 17ª jornada da II Liga de futebol, resistindo com nove jogadores nos últimos 20 minutos ao assédio dos ribatejanos.
O sexto golo de Chico Banza no campeonato, marcado aos 46 minutos, valeu os três pontos aos algarvios, que evidenciaram enorme atitude e espírito de sacrifício no último terço do jogo, depois das expulsões de Geovane e Alemão.
Com a primeira vitória em casa desde 1 de Setembro, a formação de Portimão, que tem uma partida em atraso, sobe provisoriamente ao 13º lugar, com 17 pontos.
O Portimonense surgiu com duas novidades no onze inicial – o lateral Teodoro e o médio Diogo Ferreira -, posicionando-se em “4x4x2” frente a um Alverca que vinha de quatro triunfos seguidos na II Liga e entrou mais forte e assertivo na partida.
Na principal ocasião dos forasteiros nos minutos iniciais, aos oito, após boa jogada coletiva, Andrezinho, na pequena área, desviou para fora um remate de Eduardo Ageu, mas houve mais lances promissores cortados por defesas algarvios.
Só aos 20 minutos surgiu o primeiro e único aviso dos anfitriões na primeira metade. Tamble Monteiro surgiu com espaço à entrada da área e rematou de pé esquerdo para uma defesa a dois tempos de João Bravim.
O jogo perdeu ritmo até ao intervalo, mas a segunda parte não podia ter começado melhor para o Portimonense, que se adiantou no marcador logo no primeiro minuto, num cabeceamento certeiro de Chico Banza ao segundo poste, após cruzamento de Filipe Relvas.
O Alverca ficou, porém, com a missão mais facilitada após a expulsão de Geovane, por acumulação de amarelos, aos 62 minutos, fator que obrigou os algarvios a recuar em defesa da vantagem.
Se já era difícil, a tarefa do Portimonense complicou-se ainda mais com o vermelho direto a Alemão, que travou o isolado Thauan Lara fora da área, aos 70 minutos.
Ricardo Pessoa prescindiu dos dois avançados e a equipa de Portimão “fechou-se” a jogar em “6×2”, resistindo ao ascendente do conjunto ribatejano, que só ameaçou o empate aos 88 minutos, quando Vinicius Silvestre evitou, com grande estirada, o golo de Paulo Eduardo.
O Portimonense coloca o calendário da II Liga em dia no dia 12 de janeiro, às 15h30, com a deslocação ao reduto do FC Porto B, da 16ª ronda.