A Orquestra Al-Qarawiyin vai levar os sons do período de al-Andalus ao Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, a 22 de Fevereiro, às 19h00, em mais uma edição do Festival de Música Al-Mutamid.
Em palco, serão apresentadas músicas milenares e danças árabe-andalusí, com o objetivo de «transportar o espetador numa viagem sonora através da música culta andalusí que ecoou durante séculos nos lugares mais cultos e sofisticados de al-Andalus», segundo a Câmara de Lagoa.
Neste espetáculo, a Orquestra terá a colaboração de uma bailarina de dança árabe-andalusí, com coreografias que remetem para al-Andalus, na etapa de domínio muçulmano (711-1492) e na etapa mourisca (1492-1609).
A música que se tocava no al-Andalus, no período de ocupação muçulmana, «espalhou-se por todo o Magrebe e evoluiu de forma distinta com diferentes designações: Al-Alâ (Marrocos), Gharnâtî (Argélia) e Ma`luf (Tunisia e Libia)», a partir do momento em que os árabes foram expulsos de Espanha para o Norte de África, no século XVII.
Os bilhetes para este espetáculo custam 10 euros (20% desconto c/ passaporte cultural ou cartão Lagoa Social, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda na Bilheteira Online, nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.
Ficha Técnica:
Orquestra Al-Qarawiyin (Música milenar árabe-andalusí + dança árabe-andalusí)
Husam Hamumi: kanun e voz
Riad Addou: alaúde árabe, mandolina argelina e voz
Ayoub Lahmir: violino
Madja Addou: viola
Teresa Gutiérrez: violoncelo
Abdellah Afazaz: riq
Mohammed El Abbadi: darbouka
Neftis: dança árabe-andalusí