Um cidadão estrangeiro sob o qual pendiam várias ordens de afastamento e expulsão do Espaço Schengen, por se encontrar em situação irregular, foi detido pela PSP por imigração ilegal, na cidade de Olhão.
Esta detenção foi levada a cabo pelo recém-criado Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço do Comando Distrital de Faro, estrutura «especialmente preparada e vocacionada para a monitorização e fiscalização da legalidade da permanência de cidadãos estrangeiros na nossa área de intervenção».
Esta nova unidade detetou a presença em Olhão de um homem cuja legalidade de permanência em Território Nacional «levantou algumas dúvidas».
Após terem localizado o homem e de o abordar, os agentes da PSP não só confirmaram que este vivia em situação irregular em território nacional como descobriram que «sobre o mesmo pendiam várias medidas de afastamento e expulsão do Espaço Schengen», bem como que o suspeito recorreu «a diferentes identidades» para enganar as autoridades ao longo de «vários anos».
O homem aguarda a sua apresentação a 1º interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.