O Navio da Marinha Portuguesa (NRP) Figueira da Foz resgatou ao início da tarde de hoje, terça-feira, dia 28, ao largo de Lagos, um praticante de wing foil que estava com dificuldades para regressar a terra.
Cerca das 12h40, na Baía de Lagos, o homem sinalizou por gestos que necessitava de apoio, por se estar a afastar de terra «devido à ação do vento».
Quando foi «recolhido para bordo e prontamente assistido pela equipa de saúde do navio», a vítima estava já «a cerca de uma milha de costa, o equivalente a 1852 metros», segundo a Marinha.
Foi posteriormente transportado para terra, tendo ficado ao cuidado da Capitania do Porto de Lagos.
«Os navios da Marinha Portuguesa desempenham um papel crucial de vigilância e auxílio ao Sistema Nacional de Busca e Salvamento, 24 horas por dia, 365 dias por ano. O NRP Figueira da Foz é comandado pelo Capitão-Tenente Pedro Quintela Marçal e conta com uma guarnição de 41 militares e quatro Aspirantes a Oficial em estágio, encontrando-se em missão de busca e salvamento na Zona Económica Exclusiva do Continente desde 23 de Janeiro», acrescentou a Marinha.