O marroquino Mourad Ed Dafali e a finlandesa Camilla Richardson venceram este sábado as provas masculina e feminina da 53ª edição do histórico Grande Prémio dos Reis, que se disputou nas ruas de Faro.
Em absolutos masculinos (7.440 metros), triunfou o marroquino Mourad Ed Dafali, da equipa Tugas on Tour, que cumpriu a distância de em 22m38s e sagrou-se também campeão regional de estrada.
O pódio ficou completo com o finlandês Eemeli Hirvonen, ainda sub-23, 2º classificado, com um registo de 23m04s, e João Fernandes (Areias de São João), 3º (23m18s).
O Areias de São João, que dominou o regional de estrada – disputado em simultâneo com o Grande Prémio dos Reis – em termos coletivos, colocou ainda mais quatro atletas no “top-10”: Cláudio Pica (4º), Roberto Reigado (5º), Afonso Alemão (6º) e Cristiano Borges (7º).
Na prova feminina (5.110m), a atleta olímpica finlandesa Camilla Richardson foi a mais forte nas ruas da capital algarvia, com uma marca de 17m02s, seguindo-se a madeirense Sara Inácio (Jardim da Serra), 2ª, em 17m38s.
Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão) fechou o pódio no 3º posto, em 18m25s, e sagrou-se campeã regional de estrada.
Rita Coelho (4ª) e Liliana Veríssimo (5ª), ambas da Associação Académica da Bela Vista, completaram o “top-5” feminino.
O Areias de São João, que teve Ana Oliveira, 9ª, como a sua melhor atleta no GP Reis, também dominou, coletivamente, o campeonato regional feminino de estrada.
O 53º Grande Prémio dos Reis, organizado pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Faro, contou com a participação de mais de 500 atletas, dos sub-10 aos veteranos.