Miguel Araújo, Ivandro e Toka & Dança serão os cabeças de cartaz da XVII Feira do Porco Alentejano, que vai ter lugar entre os dias 21 e 23 de Março, em Ourique.
Durante três dias, o certame promovido pelo Município e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) vai transformar Ourique «no epicentro da celebração rural, reunindo tradição, gastronomia, convívio, autenticidade, cultura e inovação», com o objetivo de valorizar a fileira do porco alentejano, um dos pilares da economia e da identidade cultural do Alentejo.
Além do muito apreciado porco alentejano e dos produtos associados a esta fileira, outro dos motivos de atratividade da feira é o cartaz musical.
No dia 21 de Março, sexta-feira, atua Ivandro, «uma das vozes mais emblemáticas da nova geração da música nacional, com sucessos como “Lua” e “Moça”».
A 22 de Março, sábado, sobe ao palco Miguel Araújo, «autor de canções icónicas como “Os Maridos das Outras” e “Anda Comigo Ver os Aviões”».
No domingo, 23 de Março, a atuação fica a cargo de Toka & Dança, «com uma energia contagiante que garante animar os presentes».
Além dos concertos, o programa contempla demonstrações gastronómicas, exposições de exemplares de porco de raça alentejana e espaço de reflexão e debate sobre os desafios e oportunidades do setor agropecuário. Estas iniciativas são complementadas por provas de produtos tradicionais, gastronomia, tasquinhas, sorteio de presuntos, concursos, espetáculos, animação e muito mais.
«A Feira do Porco Alentejano é um símbolo de resiliência, trabalho e engenho das gentes do Alentejo. É aqui que a tradição se encontra com o futuro, onde se constroem pontes entre o desenvolvimento local e a projeção nacional», segundo a Câmara de Ourique, que promete «ambiente que combina a hospitalidade alentejana com a visão estratégica de um setor que desempenha um papel vital no desenvolvimento sustentável do país», a quem visitar o certame.