O Lusitano de Évora deixou fugir a liderança da Série D do Campeonato de Portugal de futebol, ao sair derrotado na deslocação deste sábado a Lagoa, numa 14ª ronda em que o Moura empatou e o Serpa e o Estrela de Vendas Novas também perderam.
No Algarve, onde já sofrera a primeira derrota oficial da temporada, frente ao Moncarapachense, o Lusitano de Évora voltou a perder, desta vez perante o conjunto lagoense (3-1), encerrando uma sequência de quatro triunfos seguidos na competição.
Jorge Teixeira, aos 61 e 72 minutos, e Tommy Batista, aos 86, assinaram os tentos da equipa algarvia, com Martim Águas (90) a reduzir para os alentejanos, que desceram ao 2º lugar, com 30 pontos, a um do Moncarapachense, novo líder isolado.
O Serpa, 6º classificado, com 24 pontos, voltou a perder, no terreno do Amora, por 2-1. Fábio Pala adiantou os anfitriões, aos 29 minutos, Laurantino Mendes igualou, aos 58, e Pedro Costa assinou o golo da vitória, aos 88.
Na metade inferior da tabela, o Moura voltou a descer ao 10º lugar, em zona de descida direta, após um empate caseiro (1-1) com o Barreirense. Guilherme Desembargador abriu o ativo para os forasteiros, aos 9 minutos, e Peterson “selou” a igualdade aos 48.
O Estrela de Vendas Novas continua no 14º e último lugar, com apenas um ponto e o regresso aos distritais à vista. No domingo, a equipa alentejana perdeu na casa emprestada do Louletano – o Estádio José Arcanjo, em Olhão –, por 3-0, com bis de Eduardo Souza, aos 25 e 82 minutos, ambos de grande penalidade, e um golo de João Bandeira, aos 26.
A 15ª ronda, marcada para 19 de Janeiro, inclui as partidas Lusitano de Évora-Amora, Serpa-Moura e Estrela de Vendas Novas-Sintrense.