O Lusitano de Évora, do quarto escalão, foi afastado esta quarta-feira da Taça de Portugal de futebol, ao perder por 2-1 no terreno do primodivisionário Sporting de Braga, no último jogo dos oitavos de final da competição.
O técnico Pedro Russiano escolheu Marcelo Valverde, Marcos Soares, Rodrigo Monteiro, Tiago Palancha, João Pinto, Mauro Andrade, Johnson Juah, Martim Águas, Sele Davou, Miguel Lopes e Dida para o onze inicial dos alentejanos.
Os minhotos começaram a criar ascendente desde cedo e chegaram à vantagem aos 22 minutos, num grande remate de fora da área de André Horta, com Sele Davou a falhar oportunidade clamorosa para empatar, aos 33.
À beira do intervalo, aos 44 minutos, o Sporting de Braga aumentou para 2-0, num lance em que Fran Navarro surgiu isolado perante o guardião adversário e serviu para o encosto fácil de Ricardo Horta.
Na segunda metade, os anfitrões falharam mais golos e o 2º classificado da Série D do Campeonato de Portugal reduziu a diferença pelo suplente Afonso Sousa, aos 84 minutos, acabando por cair com honra da prova “rainha” do futebol português.
Chegou ao fim a “saga” do Lusitano de Évora na Taça de Portugal, depois de ter eliminado, em casa, duas equipas da I Liga (AVS e Estoril Praia) e um conjunto da II Liga (Académico de Viseu).