“A história da Família no Algarve: Introdução à Genealogia (3ª edição)” vai ser tema de um seminário que o Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, em Loulé, vai acolher nos dias 15 e 29 de Março.
As sessões arrancam às 9h15, sendo a primeira constituída por apresentações por especialistas e momentos de debate, e a segunda a componente teórica do seminário.
«A pesquisa das estruturas familiares tem vindo a angariar cada vez mais adeptos. Os antigos memoriais, nobiliários e o estudo das elites deram lugar à investigação dos laços familiares mais amplos, incluindo os da “gente pouco importante”», enquadrou a Câmara de Loulé.
Este seminário, dirigido a iniciantes, é composto por uma componente teórica e uma componente prática, «em que se pretende, na primeira sessão, destacar a história da genealogia no Algarve, as experiências de pesquisa em arquivos e em bases de dados, a importância da informação com carácter nominativo e probatório e apresentar estudos de caso. Para além disso, serão dadas a conhecer as fontes privilegiadas para a genealogia, dispersas por vários arquivos, e que constituem documentos de enorme valor patrimonial».
Na sessão prática, «pretende-se munir os participantes de métodos e de práticas inerentes à construção das suas genealogias, acompanhando-os nos primeiros passos da pesquisa e tratamento dos dados familiares».
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, através do email [email protected].