Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Martim Sousa Tavares, maestro titular da Orquestra do Algarve, é o artista convidado para a conferência “Filosofia na cidade” que se realiza no dia 7 de Fevereiro, a partir das 18h00, no auditório do Museu de Portimão. 

A iniciativa é organizada pelo grupo de Filosofia do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes de Portimão, com o mote “O lugar da beleza, hoje e amanhã”.

A conferência tem como base o livro do maestro intitulado “Falar Piano e Tocar Francês”.

lagos eventos

Nesta obra, Martim Sousa Tavares convoca o leitor para uma reflexão sobre o modo como nos relacionamos com a arte nas suas múltiplas expressões. Segundo o autor, a beleza pode não precisar de livro de instruções, mas a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo da mediação, o modo de ver, acrescenta significados ao objeto artístico, seja ele uma sinfonia, uma pintura ou um poema.

Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991. Formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, o seu percurso académico passou por Portugal, Itália e Estados Unidos. Fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu.

É também maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra. Tem sido uma voz ativa na divulgação da música clássica e no cruzamento das artes, e o seu trabalho tem passado pela televisão, rádio, podcasts, palestras e muitos outros formatos. “Falar Piano e Tocar Francês” é o seu primeiro livro.

Esta edição “Filosofia na Cidade” conta com um formato “três em um” e tem como objetivo estabelecer conexões entre a filosofia e outras áreas do saber e das artes, tendo como público-alvo preferencial todos aqueles que, estudantes ou adultos curiosos, valorizam o debate de ideias, o espírito crítico e a cidadania ativa.

No dia seguinte, 8 de Fevereiro, o conceito da beleza será retomado na sua relação com a música e o cinema através da exibição do filme “Pleasantville”, de Gary Ross, nos Cinemas de Portimão, às 10h00 e com entrada livre. Aqui, o convite é para revisitar o tema da importância da beleza (a interior e a exterior).

E para terminar, no dia 16, às 15h00, realizar-se-á no Clube União Portimonense, uma “Matiné Cultural”, com a colaboração do Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, num formato tertúlia cujo tema, inspirado em Friedrich Nietzsche, será: “sem a música, a vida seria um erro?”. A matiné incluirá partilha de sugestões musicais, debate, audição de discos em vinil e uma “jam session”. A entrada é livre.

As conferências de filosofia são uma iniciativa com mais de 20 anos do grupo de filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Na última década, alterou-se o paradigma inicial, em que os convidados eram professores universitários de filosofia, dando lugar a proeminentes figuras da cultura nacional (Viriato Soromenho-Marques, António-Pedro de Vasconcelos, Frederico Lourenço, Pedro Cabrita Reis, Inês Thomas Almeida ou Nuno Maulide).

A ilustração dos materiais de divulgação da edição deste ano da “Filosofia na Cidade” é da aluna Bela Andrade, do 12.º ano de Artes da ESMTG, sob o mote “A Sinfonia dos Sentidos”.

O evento “Filosofia na Cidade” pretende proporcionar a todos os interessados na filosofia e no debate crítico de ideias uma excelente oportunidade para ouvirem e questionarem figuras de referência da filosofia e cultura nacionais e é fruto de uma parceria entre o Grupo de Filosofia da ESMTG e conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

 



festival do marisco de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos