O Farense, reduzido a dez jogadores em toda a segunda metade, aguentou este domingo estoicamente o nulo no reduto do Santa Clara, em jogo da ronda 17, que fecha a primeira volta da I Liga de futebol.
Com este empate sem golos, a formação de Faro continua a ocupar o 16° lugar, com 14 pontos, acima de Nacional (13, menos um jogo) e Boavista (12).
Face ao empate caseiro (2-2) com o Vitória de Guimarães, Tozé Marreco decidiu fazer três alterações no onze, com os regressos à titularidade de Paulo Victor, Merghem e Tomané.
O jogo teve um início equilibrado, que se manteve em todo o primeiro tempo, com o Farense a controlar a maior posse de bola dos açorianos, que não mostraram capacidade para desequilibrar.
Os algarvios ainda celebraram um golo, aos 11 minutos, que seria anulado por alegada mão de Marco Matias, mas as oportunidades de perigo escassearam para os dois lados.
A um minuto do intervalo, o Farense sofreu uma dura contrariedade, com a expulsão de Marco Moreno, por acumulação de amarelos no espaço de 10 minutos.
Para o segundo tempo, Tozé Marreco abdicou de Merghem e colocou o central Raúl Silva, reequilibrando a equipa em “3x4x2”, o que permitiu conter o natural ascendente dos anfitriões.
Nesta fase, o Santa Clara foi somando muitos remates e cruzamentos, mas só criou perigo claro num cabeceamento de Frederico Venâncio (51 minutos), que obrigou Ricardo Velho a excelente defesa.
O Farense esteve praticamente nulo em termos ofensivos – terminou a partida sem remates à baliza adversária -, mas controlou o assédio final dos açorianos e saiu dos Açores com um precioso ponto.
Na próxima ronda do campeonato, o Farense desloca-se ao terreno do Moreirense, em jogo marcado para domingo, 19 de Janeiro, às 15h30. Pelo meio, os algarvios recebem o Benfica, para a Taça de Portugal, no dia 14, às 20h15.