A depressão Herminia já está a atravessar Portugal Continental e prevê-se que traga mais chuva ao Algarve a partir deste domingo, 26 de Janeiro, prolongando-se até segunda-feira.
Depois da passagem da depressão “Eowyn”, que também está a trazer chuva ao Algarve na manhã de hoje, dia 25, um novo sistema frontal, desta vez associado à depressão Herminia, vai afetar Portugal.
A chuva começará na «região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27», diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
«Assim, a partir do fim da tarde de hoje, o vento vai aumentar de intensidade soprando forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte», acrescenta.
«A partir do início da manhã de sábado, os aguaceiros diminuem de intensidade e frequência e o céu deverá apresenta-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante oeste. A partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h», diz ainda.
A chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde de domingo, persistindo para segunda feira.
«Prevê-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros. A agitação marítima está forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado. A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo 5 a 6 metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os 11 metros», conclui o IPMA.