Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A depressão Herminia já está a atravessar Portugal Continental e prevê-se que traga mais chuva ao Algarve a partir deste domingo, 26 de Janeiro, prolongando-se até segunda-feira.

Depois da passagem da depressão “Eowyn”, que também está a trazer chuva ao Algarve na manhã de hoje, dia 25, um novo sistema frontal, desta vez associado à depressão Herminia, vai afetar Portugal.

A chuva começará na «região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27», diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

lagos eventos

«Assim, a partir do fim da tarde de hoje, o vento vai aumentar de intensidade soprando forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte», acrescenta.

«A partir do início da manhã de sábado, os aguaceiros diminuem de intensidade e frequência e o céu deverá apresenta-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante oeste. A partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h», diz ainda.

A chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde de domingo, persistindo para segunda feira.

«Prevê-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros. A agitação marítima está forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado. A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo 5 a 6 metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os 11 metros», conclui o IPMA.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

CHUVA_TEMPESTADE_GUARDA CHUVA_MAU TEMPO4

Évora e Beja sob aviso amarelo por causa da chuva

Mother and son with umbrella walking in the rain

Abril chuvoso em todo o país fez desaparecer a seca até no Algarve e Alentejo

beja. vento. 2 de Maio. 3

Ventos fortes que atingiram Beja e Campo Maior qualificados como tornados