A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve dá hoje a conhecer, através de um vídeo, a Plantalgarve, Viveiros Agrícolas, um dos projetos apoiados pelo PDR 2020 «e que manifesta o dinamismo e a competitividade do setor na região».
De acordo com esta entidade, «a produção de flores e plantas ornamentais frutas e legumes em Portugal tem sido, historicamente, uma atividade agrícola sustentável».
Por isso, «procurar o potencial produtivo máximo das culturas e a exportação, têm sido os caminhos encontrados para aumentar a competitividade deste setor».
Em 2023, os vegetais alcançaram um valor de 170,2 milhões de euros, o equivalente a 58% do total das exportações regionais, e a exportação de «plantas vivas e produtos da floricultura» rondou os 21 milhões de euros, equivalente a 7%, do volume total na região (fonte INE).
De acordo com a CCDR, Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados do setor, absorvendo a União Europeia 80% do valor exportado.
Todas as semanas, a CCDR Algarve irá disponibilizar nas suas redes sociais e plataformas os vídeos que dão a conhecer as empresas dos setor.