Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Postal Em Branco” é o nome do mais  recente EP, já disponível, lançado pela cantora e compositora algarvia Marta Lima.

Pensado e construído em parceria com o produtor Ben Monteiro (D’Alva), o curta duração marca «o início de uma fase criativa mais profunda para a artista, que apresenta um conjunto de canções sobre temáticas como a introspeção, a luta pela autoaceitação e a superação, bem como uma evolução na sua sonoridade».

«Este projeto tem uma sonoridade muito diferente do que tinha apresentado até agora. Foi um trabalho em conjunto com o Ben Monteiro, produtor de todas as faixas, no sentido de perceber aquilo que ainda não tinha feito e o que era interessante apresentar. Foi um processo demorado e que denota uma clara vontade de aprofundar e transformar as canções. O EP encerra uma mensagem forte e com um significado pessoal muito importante, que representa a fase de vida em que me encontrava quando escrevi estas canções: um lugar de dor, transformação, auto aceitação e, posteriormente, paz e leveza», conta Marta Lima.

recrutamento zoomarine 2025

Nas palavras da artista, «trabalhar com o Ben Monteiro é ser constantemente desafiada a ser melhor, a partilhar emoções e a história por detrás de cada canção e, principalmente, explorar coisas diferentes na música».

Gravado e produzido nos Great Dane Studios, “Postal em Branco” inclui o novo tema “Lima Limão”, com a participação de Ben Monteiro, bem como os singles ‘Passos Marcados’ – que alcançou o segundo lugar no Top A3.30, as canções mais votadas de 2024 pelo público da rádio Antena 3.

“Vi-te Partir”, diz Marta Lima, «é a consciencialização da partida de alguém que deixou um vazio imenso.

“Postal em Branco” é «uma canção introspetiva que explora a dificuldade em expressar emoções, reflete o peso de guardar esses sentimentos não verbalizados, como uma carta nunca enviada».

 

Sul Informação

 

Já “Passos Marcados” é uma canção «mais crua, menos afeitada pelos reverbs, com guitarras e sintetizadores distorcidos», sobre um sujeito poético que acredita «na existência de um plano para todos nós e que tudo tem uma razão de ser/acontecer, ou seja, que tudo é predestinado»;

E “Lima Limão” «é uma música divertida que espelha a amizade que construí com o Ben Monteiro, depois dele me ter desafiado a escrever uma canção em conjunto».

“Postal em Branco” é o segundo EP de Marta Lima e sucede a “Murmúrio”, de 2023.

Além de Ben Monteiro, o novo lançamento conta com as participações de Francisco Santos (bateria), Afonso Lima (guitarra, bandolim), Maria Carvalho (teclados), Mariana Martins (bandolim), Helena Lima (vozes adicionais), Maria Seabra (vozes adicionais) e Vitor Carraca Teixeira (mistura e masterização).

O curta duração será apresentado ao vivo durante este ano, com várias datas ainda por anunciar e outras já confirmadas, entre as quais uma tour por várias FNACs durante este mês de Janeiro, um concerto no Centro Cultural de Coura, em Paredes de Coura, no dia 7 de Fevereiro, e ainda no Musicbox, em Lisboa, a 26 de Fevereiro.

 


A música faz parte da vida da cantautora Marta Lima desde muito cedo, já que começou os estudos aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, onde aprendeu bateria, piano e guitarra.
Ao longo do tempo, a música foi ficando em segundo plano, enquanto concluía a licenciatura em Administração Pública e o Mestrado em Relações Internacionais. Durante o último ano de estudos, Marta Lima percebeu que se tinha afastado da sua verdadeira paixão. Assim, deixou a formação académica em pausa e iniciou o curso de Jazz no Hot Clube Portugal, uma mudança que reflete a sua vontade firme de pertencer ao panorama musical português.

Em 2023 editou o EP de estreia, “Murmúrio”, e realizou mais de 30 concertos, chamando a atenção do público e da crítica. Além da edição do primeiro curta duração, as participações no NOS Alive, Festival F, a abertura do concerto de Vitor Kley no festival “Arte Doce”, em Lagos, e um dueto com Buba Espinho, num espetáculo no Centro Cultural de Lagos, representam, até à data, os pontos altos do promissor início de carreira de Marta Lima.

Já em 2024, abriu o concerto d’Os Quatro e Meia na Semana Académica do Algarve, a convite de Joana Alegre atuou no Teatro Amélia Rey Colaço, no espetáculo “LUAS” acústico, com Mila Dores, Elisa Rodrigues e Tainá, e lançou o aclamado single ‘Passos Marcados‘, com airplay na Antena 1, Antena 3 e TSF. Edita agora ‘Postal em Branco‘, o tema título do segundo EP da cantora e compositora, já disponível em todas as plataformas digitais.



jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves