A Câmara de Lagos lançou novas obras para redução de perdas na rede de abastecimento de água, no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Município, empreitadas que, no seu conjunto, ascendem a 8 milhões de euros.
Uma das empreitadas, que tem um custo estimado de cerca de 4,7 milhões de euros e que já está a concurso, visa «melhorar a eficiência do sistema distribuidor do setor urbano do concelho de Lagos, intervindo nas redes que registam níveis mais elevados de perdas reais», segundo a Câmara.
«A intervenção consiste na sectorização da rede pela criação de Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC), o que permitirá passar a monitorizar de forma mais detalhada a rede e, associada a outras intervenções, alcançar a meta de redução de perdas a que o município se propôs», acrescentou a autarquia.
Também foi aprovada a adjudicação da substituição da conduta de abastecimento de água do reservatório RI (sito na Falfeira) à cidade de Lagos. «Os trabalhos incidirão no troço compreendido entre a Rotunda de São João e o Terminal Rodoviário».
«Estas duas intervenções, somadas a outras obras em curso ou recentemente adjudicadas, perfazem um investimento global superior a oito milhões de euros, representando um importante contributo do município de Lagos para o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve», concluiu a Câmara de Lagos.