As candidaturas para as Bolsas de Apoio ao Teatro de Loulé para este ano já estão abertas e têm novidades.
«No que diz respeito às estruturas profissionais, a BATL passará a ser bienal, sendo que no primeiro ano o apoio se destina à criação do espetáculo e apresentação no Cineteatro Louletano e, no segundo ano, se destina a apoiar a circulação do concelho de Loulé», diz a Câmara Municipal, em nota de imprensa.
Apenas podem candidatar-se grupos profissionais de teatro com personalidade jurídica do concelho de Loulé e, pela primeira vez, todas as propostas deverão incluir um projeto de arte participativa a realizar em 2026.
Os candidatos devem apresentar propostas inéditas de espetáculos e cada grupo de teatro tem de realizar a estreia obrigatoriamente este ano, no Cineteatro Louletano, e, no âmbito da BATL, duas apresentações fora do concelho, bem como projetos de arte participativa na área de teatro.
Já no que diz respeito aos grupos amadores, a bolsa mantém-se anual, com a obrigatoriedade de três apresentações este ano: uma no Cineteatro Louletano e duas em freguesias do concelho de Loulé.
Os grupos de teatro amador devem frequentar obrigatoriamente um workshop na área do teatro, que é ministrado por reconhecidos profissionais a designar e que é realizado este ano, no primeiro semestre.
As candidaturas estarão abertas até 28 de Fevereiro.
Os candidatos deverão apresentar as suas propostas à Câmara Municipal de Loulé, através do Cineteatro Louletano, via e‐mail – geral@cm‐loule.pt – ou enviar pelo correio para o Cineteatro Louletano, Av. José da Costa Mealha, 8100‐501, Loulé. As propostas serão avaliadas por um júri de entre três a cinco elementos, incluindo uma ou mais individualidades de reconhecida idoneidade artística.
Para mais informações os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 800 420 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo e-mail: [email protected] e [email protected].
As normas e o formulário para as candidaturas estão disponíveis aqui.