A Associação de Futebol do Algarve (AFA) celebrou esta quarta-feira o seu 103º aniversário com um momento de entrega de mais de 50 distinções na sua sede, em Faro, a sócios honorários, sócios de mérito e votos de louvor.
O evento contou com mais de 200 entidades e personalidades das áreas do desporto, da política, da educação, da economia e do domínio social, de nível regional e nacional.
Federação Portuguesa de Futebol e associações de classe, Câmaras Municipais, direção regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Universidade do Algarve, agentes das várias forças de segurança, juntas de freguesia, dirigentes de clubes, membros atuais e antigos dos órgãos sociais da AFA, e outras entidades parceiras ligadas ao futebol, futsal, futebol de praia e walking football da região, fizeram questão de marcar presença numa sessão comemorativa muito participada.
«Mais de um século de trabalho dedicado e persistente foi celebrado com o objetivo contínuo de apoiar os clubes e impulsionar o desenvolvimento das modalidades na região», salienta a AFA, em comunicado.
Antes de ser aplaudido de pé pela plateia, o presidente da AFA, Reinaldo Teixeira, distinguido como sócio honorário, numa proposta dos clubes filiados “aprovada por unanimidade e aclamação”, aproveitou a ocasião para comunicar que foi «incentivado por vários filiados da AFA e por várias sociedades desportivas» das ligas profissionais de futebol para se candidatar a presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Reinaldo Teixeira informou previamente a assembleia geral da AFA que, caso se confirme a vacatura do cargo – Pedro Proença, atual presidente da Liga Portugal, é candidato à liderança da FPF, nas eleições marcadas para Fevereiro – e a sua candidatura, «independentemente do resultado», não voltará ao cargo que ocupa no presente mandato, «deixando a porta aberta a um eventual regresso num ato eleitoral posterior», assinala a AFA.
Propostos pela direção da AFA, e “aprovadas por unanimidade e aclamação”, foram distinguidos como sócios honorários a Federação Portuguesa de Futebol e o seu presidente, Fernando Gomes, as câmaras municipais de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Monchique, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo, a Universidade do Algarve, o ex-presidente da direção e atual líder da assembleia geral da AFA Alves Caetano, o jornalista Armando Alves, o dirigente José Manuel Prata, o selecionador nacional feminino de futsal Luis Conceição, e os treinadores e antigos jogadores Manuel José, Manuel Cajuda e Rui Bento.
A AFA distinguiu ainda como sócios de mérito António Boronha, António Matos, Flávio Figueiras, Humberto Viegas, João Aires de Goes, José Carlos Rolo, José Faísca Teixeira, Nuno Almeida e Ruben Guerreiro.
A associação entregou também votos de louvor a Alice Diogo, Andrelino Pena, Cláudia Neto, Custódio Moreno, Fernando Belo, Francisco Marreiros, Gonçalo Ramos, Jamila Marreiros, João Moutinho, João Neves, João Tiago Neto, José Neto, José Rufino, Mário Rolla, Natálio Silva, Paulo Madeira, Paulo Martins (Paulinho), Pedro Cary, Rúben Fernandes, Rui Coimbra, Sérgio Lacroix, Sérgio Piscarreta, Sílvia Domingos e colaboradores da AFA.