O atleta algarvio Isaac Nader (Benfica) revalidou este sábado o título nacional masculino de estrada de 10 quilómetros, batendo o seu próprio recorde nacional na 32ª edição dos campeonatos, disputada na Figueira da Foz.
O corredor de Faro partiu como campeão em título e confirmou o natural favoritismo, batendo por um segundo o recorde nacional da distância, que já lhe pertencia desde a São Silvestre de Lisboa, no final de Dezembro passado, fixando-o agora em 28m01s.
No final, Isaac Nader mostrou-se satisfeito com o resultado, afirmando que cumpriu os seus dois objetivos, «renovar o título de campeão nacional de estrada e contribuir para a vitória coletiva do clube».
O atleta do Benfica, que tem já no horizonte a Taça dos Clubes Campeões Europeus e os campeonatos de pista coberta, reiterou que não ia à Figueira da Foz à procura de um novo recorde, «mas proporcionou-se»,ressalvou.
«O percurso era mais fácil do que a São Silvestre de Lisboa, mas o vento que se fez sentir dificultou uma marca melhor», acrescentou.
A prova masculina foi ganha pelo queniano sub-23 ao serviço do Sporting, Charles Rotich, com o tempo de 27m55s. Isaac Nader chegou à meta no 2º posto, seguido por Miguel Moreira (28m38s) e André Pereira (28m51s), ambos do Benfica, assegurando, com a chegada de Samuel Barata, na 5ª posição, a vitória coletiva dos “encarnados”.
O algarvio Etson Barros, que também representa o Benfica, foi 11º classificado, com um registo de 29m46s.
Do lado feminino, Mariana Machado, do Braga, carimbou o tricampeonato, com o tempo de 32m12s.