Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Os distritos de Faro, Beja, Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob alerta laranja devido à precipitação, ao vento e à agitação marítima desde as 20h00 de hoje e até terça-feira, indicou hoje a Proteção Civil.

Num briefing feito esta tarde a propósito da previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, o adjunto de operações nacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mata, disse que se prevê precipitação, que pode ser forte, acompanhada ocasionalmente de granizo e de trovoada, nas regiões do centro e sul e no litoral norte.

Nesse sentido, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas causadas por “acumulação de águas pluviais, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro” e cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras.

lagos eventos

Quanto à agitação marítima, prevê-se que seja forte, a partir de terça-feira, na costa ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro e no Barlavento Algarvio, onde as ondas poderão chegar aos cinco metros e meio, devido aos efeitos da depressão GAROE.

São ainda esperados ventos fortes no litoral e nas terras altas, que podem atingir os 75 quilómetros por hora.

O adjunto de operações nacionais informou que a situação será reavaliada na quarta-feira.

Carlos Mata alertou que o piso rodoviário deverá estar bastante escorregadio devido à formação de lençóis de água, para possíveis acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e recomendou “a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, para que o escoamento se processe de uma forma eficaz”.

Segundo o responsável, serão emitidos avisos preventivos por SMS com indicações de alguns cuidados para a população.

O coordenador adjunto vincou que as pessoas devem “estar, acima de tudo, atentas às informações da meteorologia e indicações das autoridades”.

 



jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Turismo do Alentejo lança candidaturas ao programa “Alentejo/Ribatejo Events” [com áudio]

Mértola, Serpa, Moura, Barrancos e 35 municípios espanhóis criam geoparque transfronteiriço

Sul Informação - Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Sul Informação - Obras de 1,5 milhões no bloco de partos do hospital de Beja arrancam em Julho

Obras de 1,5 milhões no bloco de partos do hospital de Beja arrancam em Julho