O Município de Alcoutim e a Santa Casa da Misericórdia aprovaram, em reunião de câmara do dia 8 de Janeiro, um acordo de colaboração para o tratamento de munícipes na área da saúde oral.
Em nota, a autarquia frisa que o acordo tem como objetivo «a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento na
área da saúde oral junto da população mais carenciada».
Os munícipes serão encaminhados para as consultas através da Unidade de Ação Social, Saúde e Educação da autarquia, que contactará com os infantários, as escolas, os lares e centros de dia e população em geral para proceder ao levantamento das necessidades de intervenção e das condições socioeconómicas dos agregados familiares.
A Santa Casa da Misericórdia fica assim incumbida de garantir o tratamento dos munícipes, nomeadamente, para consulta de diagnóstico, extração, restauração, destartarização e aplicação de selantes de fissuras. Para que tal seja possível, a autarquia irá transferir para esta instituição um montante de 15 mil euros.
Esta iniciativa vem complementar o serviço prestado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde 2020, e que é insuficiente para dar resposta a todas as necessidades da população do concelho na área da medicina dentária.