450 atletas de 20 países vão disputar, este domingo, 2 de Fevereiro, o já tradicional Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, na Pista das Açoteias, concelho de Albufeira.
A conferência de imprensa de apresentação da 48ª edição do evento decorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação das várias entidades organizadoras.
O presidente do Município manifestou grande satisfação por voltar a acolher a competição que já vai na 48ª edição (quase meio século de existência) e que é considerada uma prova de referência ao nível do calendário desportivo de Inverno.
O autarca realçou que o evento «tem contribuído para elevar o bom nome de Portugal, do Algarve e de Albufeira além-fronteiras».
A 48ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor inclui a Taça dos Clubes Campeões Europeus, com provas nas categorias de seniores masculino e feminino, sub-20 masculino e feminino, e estafeta mista. A competição, cujo nome é uma espécie de homenagem às amendoeiras em flor, um dos cartazes turísticos do turismo de Inverno no Algarve, integra a competição de clubes mais importante de corta-mato do Velho Continente, o European Cross Country Championships (ECCC).
Durante a apresentação da prova, o presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG) Francisco Chumbinho agradeceu o apoio do Município na organização da competição, e relembrou que se trata do «único cross a nível nacional que está inserido no circuito internacional da World Athletics e que pontua para o ranking mundial».
Segundo aquele dirigente, já está em curso uma «candidatura para, em 2026, voltar a realizar a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Albufeira».
Rui Costa, diretor da competição, referiu que o Cross Internacional das Amendoeiras é o quinto mais antigo da Europa e faz parte do patamar mais elevado da World Athletics.
O Cross teve início em 1977 e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que já vai na 63ª edição, tem a pista das Açoteias como palco há treze anos.
Por sua vez, o diretor-regional do IPDJ elogiou o facto de Albufeira ter tido a visão para construir uma pista de atletismo que, atualmente, é o palco do atletismo internacional. Custódio Moreno destacou a importância do binómio “Desporto e Turismo”, que atrai milhares de pessoas à região, referindo que o atletismo tem sido a modalidade que mais títulos tem dado a Portugal.
Naquela que é a 13ª vez que Albufeira recebe a Taça dos Clubes Campeões Europeus, está já confirmada a presença de atletas da elite mundial, como Thierry Dkumwenayo (ESP), Rodrigue Kiwzera (BUR), já vencedores do Cross, e Oscar Chelimo (UGA) em masculinos, e de Likina Amebaw (ETH), tripla vencedora da competição que se realiza este fim-de-semana, Francine Nyiomukunzi (BUR), atual 2ª classificada do circuito mundial de Cross, e Winnie Nanyondo (UGA), em femininos.
Haverá a presença das melhores equipas nacionais na disputa dos títulos europeus de clubes, através do Sporting Clube de Portugal (SCP), Sport Lisboa e Benfica (SLB) e Sporting Clube de Braga (SCB), destacando a atleta Mariana Machado (SCB) e Miguel Moreira (SLB), atuais campeões nacionais de corta-mato, e dos atletas algarvios da formação benfiquista Etson Barros e Isaac Nader.
Além da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Pista das Açoteias recebe também o Campeonato Regional de Corta-Mato Curto e o Mini-Cross das Amendoeiras para atletas mais novos.
Paulo Guerra, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), salientou a importância de realizar estas competições no mesmo espaço, para que «os mais jovens vejam as suas referências a competir».
O evento realiza-se poucos meses após ser anunciado que Albufeira foi distinguida com o título de “Cidade Europeia do Desporto 2026”, o que contribui, ainda mais, para projetar o nome de Albufeira além-fronteiras, destaca o vice-presidente da Câmara Municipal, responsável pelo pelouro do Desporto.
Cristiano Cabrita acrescenta que «a realização de eventos desportivos durante a época baixa do turismo contribui para diminuir a sazonalidade e dinamizar a economia do concelho».
Entre atletas de fora da região e a nível internacional, só neste fim-de-semana, irão pernoitar em Albufeira mais de 750 pessoas.
«Já realizámos, em Albufeira, um Campeonato da Europa de Corta-Mato, em 2010, várias Taças dos Clubes Campeões Europeus, temos capacidade de alojamento, condições logísticas com uma das melhores pistas do mundo», disse.
«Chegou a altura de sermos mais ambiciosos. Vamos ser Capital Europeia do Desporto em 2026, mas ainda temos muito para dar, por isso deixo aqui o desafio aos nossos parceiros para que se pondere a organização, em Albufeira, de um Campeonato do Mundo de Corta-Mato», acrescentou.
Alberto Borges, da Comissão Executiva da Região Turismo do Algarve (RTA), referiu que «realizar este tipo de provas em Janeiro e Fevereiro é o melhor que se pode ambicionar para desafiar as dificuldades que temos ao longo do ano».
Trata-se de uma prova de referência, de interesse internacional, que serve para estruturar o produto, essencialmente durante a época baixa, concluiu.
A 48ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor tem início previsto para as 10h00 do próximo domingo (2), e vai contar com transmissão em direto na RTP2.
Organizado pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Albufeira, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região Turismo do Algarve, com o apoio Institucional da Federação Portuguesa de Atletismo, e no terreno do Clube Desportivo Areias de São João, a prova é um dos maiores eventos desportivos da região, e atrai atletas de renome mundial.