Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O projeto educativo “Desafio da Água”, promovido pela Águas do Algarve, está de volta com novas iniciativas para a sensibilização dos jovens sobre a água, alargando-se este ano também ao ensino secundário.

O “Desafio da Água” regressa com o objetivo de sensibilizar para a preservação, consumo consciente e os problemas ambientais associados à escassez de água, num projeto destinado a alunos de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.

Entre as novidades deste ano, destacam-se um concurso de fotografia e a criação de um jornal escolar online, que convida os alunos a escreverem os seus próprios artigos jornalísticos em torno destas temáticas, propondo “reforçar competências de literacia mediática e participação cívica”.

Banner lateral albufeira

Os melhores trabalhos serão selecionados e terão “lugar de honra” no site e na newsletter mensal do projeto.

O Projeto, promovido pelas Águas do Algarve, pretende também renovar-se e acompanhar as novas tendências digitais das redes sociais, com a criação do desafio “Save Water With Me”, que convida os alunos a criar vídeos criativos sobre práticas de poupança e reutilização de água.

As mascotes Clarinha e Salpico também se juntarão à festa, bem como à estreia de novos episódios da série animada que se foca em sensibilização ambiental, estimulando aprendizagens sobre a temática a todas as idades.

As inscrições para os desafios já estão abertas e convidam as escolas de todo o Algarve a fazer parte.

Segundo a empresa Águas do Algarve, este projeto educativo, ao promover a consciencialização e a educação sobre a importância da água e práticas sustentáveis, irá capacitar o público-alvo e contribuir para o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em particular com a meta 4.7 (Educação para a Sustentabilidade), a meta 6.4 (Gestão da Água), e a meta 13.3 (Ação Climática).

Por outro lado, ao focar-se na literacia digital e no combate à desinformação, o projeto também se insere nas prioridades globais para promover uma internet segura e consciente, uma vez que se alinha com os princípios da campanha “Juntos por uma internet melhor”, lançada pelas Nações Unidas em fevereiro de 2024.

Informação adicional sobre o projeto pode ser obtida através dos emails: [email protected] ou [email protected]

 

 



jf-quarteira
municipio de odemira

Também poderá gostar

View of Silves town buildings with famous castle and cathedral, Algarve region, Portugal

Silves volta a promover programa de ocupação de tempos livres dos jovens este Verão

etic algarve videojogos

ETIC_Algarve tem quatro novos cursos

alfredo gomes

Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal