Vitor Picado, em Beja, e João Dias, em Serpa, são os candidatos da Coligação Democrática Unitária (CDU) a presidentes de Câmara Municipal nas Eleições Autárquicas de 2025, anunciaram as Comissões Coordenadoras da CDU desses concelhos.
Vítor Picado, 47 anos, psicólogo, é um dos atuais vereadores da CDU naquela autarquia, enquanto João Dias, 51 anos, é enfermeiro, tendo sido deputado do PCP na Assembleia da República até 2023.
Vitor Picado, 47 anos, natural da freguesia de Cabeça Gorda (Beja), é licenciado em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Pólo de Beja.
Possui uma pós-graduação em Psicologia da Educação na área de Especialização de Necessidades Educativas Especiais, pelo Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve.
Militante do Partido Comunista Português e membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP, Vitor Picado é atualmente vereador da Câmara Municipal de Beja eleito pela CDU.
Desde 2017, assume funções de secretário-geral da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), estrutura intermunicipal que, ao longo deste mandato, tem concretizado importantes projetos como a implementação da recolha seletiva porta-a-porta de resíduos urbanos, a construção da Central de Valorização Orgânica de Vila Ruiva, bem como ações de comunicação e sensibilização no território, entre outros.
Vitor Picado é um autarca com uma larga experiência. Foi eleito no executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda entre 2005 e 2009. De 2009 a 2013, integrou a Câmara Municipal de Beja em regime de não permanência. Entre 2013 e 2017, exerceu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal e, desde 2017, é vereador em regime de não permanência.
Vitor Picado tem um diversificado percurso de intervenção no movimento associativo. Foi membro da direção da Casa do Povo de Cabeça Gorda; foi presidente da Delegação do Sul da Comissão Nacional dos Organismos dos Deficientes – C.N.O.D.; integrou a Direção do Clube Recreativo e Desportivo de Cabeça Gorda – “Ferróbico”, onde desempenhou funções de presidente da Direção; foi membro da Direção da “Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia”, onde também desempenhou as funções de Psicólogo Educacional, tendo sido responsável pela criação e dinamização de projetos de acompanhamento às crianças e jovens da freguesia de Cabeça Gorda e respetivas famílias.
A candidatura assume bater-se «pelo direito à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente», em Beja.
Por seu lado, João Dias, 51 anos, natural do concelho de Serpa, é enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, professor assistente convidado na Universidade de Évora, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
Licenciado em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Beja, possui uma pós-licenciatura em Enfermagem de Reabilitação e uma Pós-Graduação em tratamento de feridas e viabilidade tecidular.
Militante do Partido Comunista Português e membro da Direção da Organização Regional de Beja do PCP, João Dias foi deputado à Assembleia da República entre 2018 e 2024, tendo assumido os cargos de vice-presidentes das Comissões de Agricultura e Mar e de Saúde e membro do Conselho de Administração da Assembleia da República.
No plano local, foi eleito na Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves e na Assembleia Municipal de Beja.
Na sua carreira profissional, João Dias exerceu funções no Hospital de Beja e no Centro de Saúde de Beja. Foi coordenador da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e coordenador da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Beja.
Foi nomeado como perito nos grupos de trabalho de prevenção e tratamento de feridas da Direção Geral da Saúde e da Ordem dos Enfermeiros, tendo sido
recentemente distinguido com a Menção Honrosa dos Prémios Valor e Excelência 2024 dessa Ordem. Integrou a Direção do Grupo Associativo de Investigação em Feridas. É sócio fundador e integra a Direção da Sociedade Portuguesa de Feridas.
João Dias tem uma profunda ligação ao concelho de Serpa, onde nasceu e onde viveu e estudou até completar o ensino secundário. Teve e tem envolvimento em várias coletividades do concelho. Foi sócio do Centro de Cultura Popular de Serpa e da Sociedade Luso Serpense. Foi atleta do Futebol Clube de Serpa e do Futebol Clube de Vale de Vargo. Foi distinguido com a menção de 1º Sócio Honorário da Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves.
A candidatura da CDU à Câmara de Serpa «assume-se na continuidade do trabalho e intervenção da CDU à frente dos destinos do concelho desde a Revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações».
A CDU afirma orgulhar-se «da intervenção e gestão autárquica em Serpa, com imensa obra realizada na Câmara Municipal e nas Freguesias ao longo de décadas,
obra essa a que a atual equipa que gere os destinos do concelho, encabeçada pelo atual presidente da CM de Serpa, João Efigénio, soube dar expressão e
seguimento».
A candidatura de João Dias a Serpa apresenta-se assim como «uma aposta de renovação que dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas da CDU e que pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora, que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas e continuar a projectar Serpa na região Alentejo».