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A nova Marina de Vilamoura, uma extensão desta infraestrutura portuária que lhe permitirá receber dezenas dos chamados “super-iates”, já foi inaugurada e os primeiros clientes, boa parte dos quais estavam há muito tempo em lista de espera, devem começar a atracar as suas embarcações de grandes dimensões neste porto «a qualquer momento».

Esta nova oferta vai permitir à infraestrutura portuária dar resposta à «enorme procura» que existe para postos de amarração para barcos entre os 20 e os 40 metros, para os quais a oferta existente, no Algarve, era muito pouco expressiva.

Antes da inauguração desta nova área, a Marina de Vilamoura já conseguia acomodar algumas embarcações de grande porte, nomeadamente «no pontão junto ao Hotel Tivoli», mas nada como o que oferece agora.

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Com a concretização do projeto de construção da nova Marina, em frente aos escritórios da Vilamoura World, perto do parque de estacionamento da Praia da Falésia, Vilamoura ganhou três novos pontões com 68 postos de amarração, especificamente projetados para embarcações de grande dimensão, entre os 20 e os 40 metros.

«Estes postos terão tudo aquilo que são as principais novidades do mercado, incluindo a tecnologia avançada, como sistemas individuais de pump-out, serviços de gestão remota dos consumos de água e eletricidade, pontos de carregamento dedicados a barcos elétricos, sistemas de dessalinização de ponta e painéis para geração de energia fotovoltaica», revelou ao Sul Informação Isolete Correia, diretora executiva da Marina de Vilamoura.

A mesma responsável disse que, com a forte aposta feita, a marina que dirige se procurou posicionar «para ir ao encontro do que o mercado está a pedir».

«Há uma grande procura para este tipo de postos de amarração. Nós já tínhamos alguns locais, mas não para todas as solicitações, havia muita gente em lista de espera», contou.

Esses clientes já foram contactados e estão a tratar da logística necessária para trazer os barcos para a nova Marina de Vilamoura, que nestes dias após a inauguração ainda continua “despida”.

«Algumas das embarcações que estão em lista de espera ainda estão em fábrica, outras estão noutros portos. Dependendo da distância, demorarão mais ou menos tempo a chegar», explicou Isolete Correia.

A abertura da Nova Marina  vem responder a uma necessidade significativa do mercado, «criando um hub marítimo premium que atrairá tráfego náutico de alta qualidade e estabelecerá ainda mais o Algarve como um destino de excelência», ilustra a Marina de Vilamoura, num comunicado.

A Marina de Vilamoura foi a primeira do Algarve a garantir uma oferta estruturada e com o último “grito” da tecnologia aos proprietários de “super-iates”, mas há outras marinas com intenção de avançar com a criação deste tipo de amarrações, nomeadamente a de Lagos e a de Portimão.

Algo que não preocupa a diretora executiva da Marina de Vilamoura. «Há espaço para todos. Há, neste momento, mais procura do que oferta de postos de amarração. Costumo sempre dizer que as marinas portuguesas são complementares, não são concorrência», afirmou.

 

Sul Informação
Marina de Vilamoura – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

No mesmo dia em que se iniciou esta nova fase da vida da infraestrutura portuária, celebraram-se os 50 anos do seu nascimento.

Nascida em 1974, «como uma visão audaz de Artur Cupertino de Miranda», a Marina de Vilamoura «tem vindo a adaptar-se à realidade do mercado náutico, ampliando os seus 612 postos de amarração iniciais para 1000, e ajustando-se ao atual mercado de grandes embarcações com 825 postos de amarração».

«Ao longo destes 50 anos, a nossa trajetória simboliza muito mais do que uma simples infraestrutura náutica. Estamos, acima de tudo, a criar um legado que definirá a excelência náutica por gerações futuras», afirmou Isolete Correia.

«Transformámos um conceito visionário num destino atrativo que representa inovação, sofisticação e um profundo compromisso com a excelência náutica. Desde o início, compreendemos que uma marina não trata apenas de embarcações  e postos de amarração, mas também de uma experiência que une as pessoas e o mar, fomentando relações, e uma visão mais ampla da cultura náutica», acrescentou.

Ao longo deste meio século, a Marina de Vilamoura tem ganho várias menções e distinções. «Foi-lhe atribuído consecutivamente o título de “Melhor Marina de Portugal” e garantiu múltiplos prémios internacionais. Mais recentemente, a Marina recebeu também a certificação 5 Gold Anchor Platinum pela The Yacht Harbour Association, devido à qualidade das suas infraestruturas, bem como aos serviços oferecidos – apenas 11 marinas em todo o mundo obtiveram esta certificação».

«Sinto muito orgulho em poder dizer que a Arrow tem vindo, de alguma forma, a reconstruir quase que a visão original de Cupertino de Miranda, reagrupando ativos que foram sendo dispersos ao longo dos anos», salientou João Bugalho, diretor executivo da Arrow Global Portugal, a empresa proprietária da Marina de Vilamoura.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

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