O solo é a base de qualquer sistema agrícola. Compreender como promover a sua saúde é fundamental para criar sistemas resilientes e planos de negócios inteligentes. É com este mote que, na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, entre as 15 e as 18h00, decorre uma sessão dedicada ao tema na sala de conferências da Herdade da Mitra, da Universidade de Évora.
Helena Guimarães, investigadora do MED da Universidade de Évora, explica que “há cerca de oito anos criámos uma plataforma de trabalho coletivo dedicada à sustentabilidade do montado, um sistema agro-silvo-pastoril singular”.
Foram então criadas as Tertúlias do Montado, que promovem discussões e geram ações concretas, como novos projetos de investigação.
Assim, no âmbito do projeto CI Montado Dehesas, Helena acrescenta que “desenhámos e implementámos um sistema de apoio ao produtor para melhorar a qualidade ambiental do montado”.
Este sistema, “alinhado com a intervenção agroambiental ‘Montado por Resultados’, começou com o diagnóstico de três áreas do Montado de Monfurado, onde, com os produtores, definimos um plano de intervenção que já está em implementação e continuará em 2025. O solo é peça-chave neste processo, com análises orientadas pelo professor Mário de Carvalho, cujas recomendações estão a ser aplicadas”.
Será este mesmo investigador a dar a aula no sábado, no âmbito do dia aberto, sobre o tema «Saúde do Solo no Montado: o que significa e como se promove?»
O objetivo é expandir este modelo de diagnóstico e intervenção a 140 produtores beneficiários da medida “Montado por Resultados”.
Atualmente, 55 produtores já demonstraram interesse em realizar análises ao solo e receber um diagnóstico detalhado.
O evento de dia 6 será uma oportunidade única para compreender a ciência por trás deste trabalho. Helena Guimarães sublinha que “com o professor Mário de Carvalho, referência em agricultura de conservação, os participantes terão acesso a explicações claras e práticas sobre como agir de forma informada e eficiente, promovendo sistemas agrícolas resilientes. Não perca esta aula na próxima sexta-feira!”.

Última tertúlia do ano
Se ainda não faz parte do grupo de mais de 200 tertulianos, está sempre a tempo. Para encerrar o ano, no sábado, 7 de dezembro, realiza-se a última Tertúlia do Montado de 2024, com um almoço de convívio.O tema será a gestão do mato no montado, proporcionando troca de experiências entre os participantes. Mais informações em: https://tertuliasdomontado.blogspot.com/.