São Brás de Alportel já tem um “Monumento ao Saber”, após uma ideia lançada por jovens estudantes do concelho.
Localizado na Rotunda do Saber, este conjunto escultórico resultou de um concurso de ideias lançado pela Câmara Municipal aos jovens estudantes que integram a Assembleia Jovem e foi concretizado pelo escultor Carlos de Oliveira Correia.
O monumento é composto por um conjunto de obras escultóricas, com base na ideia lançada pela turma do 8ºA do ano letivo de 2022/23 do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas que empenharam o seu trabalho, visão e criatividade para a criação deste monumento de homenagem à educação.
«Estamos muito orgulhosos e felizes com o que está aqui representado», afirmou Carolina Contreiras, em representação da turma.
Para a vice-presidente da Câmara Marlene Guerreiro que, na ocasião, apresentou a iniciativa e o orgulho nos jovens da terra, o monumento simboliza «o saber, que nasce da curiosidade de uma mente inquieta e a capacidade de transformar o futuro através da sabedoria», lembrando que o «saber não ocupa lugar, razão pela qual foi atribuído o nome a uma rotunda pequena no tamanho e grande no significado; sendo de experiência feito e aumentando tanto mais quanto mais partilhado».
Durante a inauguração, o presidente da Câmara Vitor Guerreiro lembrou aos muitos jovens que «o conhecimento que levam para o futuro é a vossa maior riqueza».
Já a delegada regional de Educação do Algarve Carla Alexandra Fernandes destacou o monumento como símbolo da importância da educação e da voz ativa dos jovens em São Brás de Alportel, elogiando a dinâmica do município e o papel da Assembleia Jovem.
Por sua vez, Sónia Figueiredo, diretora do Agrupamento, enalteceu o empenho de todos os envolvidos, afirmando que o monumento é prova de que «os sonhos se concretizam quando queremos».