Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A Herdade da Contenda, em Moura, vai promover no próximo sábado, 14 de Dezembro, o percurso “Safareja, na Rota do Contrabando”.

Este é o último percurso inserido no plano anual de percursos pedestres da Herdade e terá 9 quilómetros, que são percorridos em cerca de três horas.

A caminhada tem início na “Casa do Açúcar”, «local de grande importância histórica na época do contrabando», dado que servia de depósito ao material contrabandeado, e segue ao encontro da Ribeira de Safareja, «local escolhido pelos contrabandistas para a prática da sua atividade, dado ser um local fronteiriço entre Portugal e Espanha e possuir muitas zonas de refúgio, dificultando a tarefa à Guardia Civil».

festival do marisco de olhao

Junto ao “Marco 1010” (um dos marcos de divisão de território entre Portugal e Espanha) o visitante depara-se com um ponto de água permanente, que proporciona condições favoráveis à riqueza de biodiversidade.

Na continuação do percurso, o visitante tem oportunidade de conhecer o Monte do Ti Caleiro, que se encontra em ruína, mas que ainda mantém algumas estruturas tradicionais em bom estado, como é o caso de um pocilgo em pedra.

O percurso prossegue para o famoso “Marco 1008”, implantado sobre uma crista quartzítica e que oferece boas vistas tanto para o lado Português como Espanhol.

Já no último troço, o percurso retoma a estrada florestal principal, ao longo de pinhais e medronhais, com paragem em pontos de observação de abutres e da paisagem da Contenda.

Para participar basta fazer a inscrição através do email [email protected] ou pelo telefone 285 965 421.

As inscrições estão abertas até ao dia 12 de Dezembro.

 

Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



jf-quarteira
festival de caminhadas

Também poderá gostar

O empresário José Roquette intervém na cerimónia do 50.º aniversário da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, 24 de junho de 2023. NUNO VEIGA/LUSA

Universidade de Évora atribui Honoris Causa ao empresário José Roquette

Nom-Provisional copy

Música, novo circo e gastronomia levam Sete Sóis Sete Luas a todas as freguesias de Castro Verde

ZEC da Cabrela

Há uma área do Alentejo com 56 mil hectares classificada como Zona Especial de Conservação