Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Já alguma vez pensou como seria se pudesse “provar” um fruto sem ter de o trincar nem de o abrir? É, na prática, isso que os investigadores da Universidade do Algarve Rui Guerra e Ana Cavaco, que têm trabalhado no desenvolvimento de “Sensores Óticos para Gestão Inteligente de Pomares“, num projeto que envolve também produtores de citrinos da região.

Estes dois cientistas foram os convidados de mais uma entrevista radiofónica realizada no âmbito do projeto AGROPYME_AVANZA, uma iniciativa conjunta do Sul Informação, da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve e do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

O segundo de três episódios desta série de conversas foi para o ar esta quinta-feira, dia 27, na RUA FM (102.7 FM), e focou-se na digitalização, uma das três principais vertentes deste projeto que visa fomentar a criação de redes de conhecimento, melhorar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas da Eurorregião Algarve-Alentejo-Andaluzia, bem como a criação de emprego.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Esta entrevista focou-se na Smart Agro Tech, nomeadamente no trabalho desenvolvido no Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT) e, mais recentemente, no Centro de Investigação em Sistemas Ciberfísicos do Algarve (CISCA) da Universidade do Algarve.

A investigação que está a ser feita, centra-se na utilização de tecnologia para monitorizar o estado saudável da cultura dos citrinos, utilizando dispositivos e sensores que permitem, avaliar a uniformidade da irrigação e o stress hídrico, o crescimento dos frutos, o estado das folhas, as necessidades de nutrientes ou a deteção de pragas, entre outros.

Ana Cavaco e Rui Guerra explicaram o trabalho que têm vindo a desenvolver, quais as vantagens que poderá ter e os potenciais avanços que trará, como pode ouvir no podcast abaixo.

O projeto AGROPYME_AVANZA- Inovação, digitalização e sustentabilidade nas PME do setor agroalimentar da Eurorregião AAA, financiado pelo Programa de Cooperação Interreg VI Espanha- Portugal (POCTEP) 2021-2027, é uma iniciativa é liderada Fundación Andanatura para el Desarrollo Socioeconómico Sostenible e desenvolvido em parceria com o CRIA/UAlg, o NERA– Associação Empresarial da Região do Algarve, a ADRAL- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o NERE Núcleo Empresarial da Região de Évora e a Fundación Pública Andaluza Andalucía Emprende.

Além desta conversa sobre  digitalização, já foi transmitida na RUA FM uma conversa sobre inovação. No dia 5 de Dezembro, irá para o ar o terceiro episódio, sobre o tema  Sustentabilidade.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (17)

Frank Sinatra e muitos sorrisos na chegada do primeiro voo entre Nova Iorque e Faro

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina