Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

 

Ainda a cerimónia oficial de inauguração não tinha tido lugar e já os portimonenses, de todas as idades, estavam a inaugurar, na prática, o Jardim Gonçalo Ribeiro-Telles, no centro da centenária cidade de Portimão.

O jardim foi inaugurado este sábado, dia 14 de dezembro, ao meio dia, culminando as comemorações do feriado municipal.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Por volta das 11h00 da manhã, já havia gente sentada nos bancos, a apanhar os raios de sol da manhã de quase Inverno, um jovem atleta a fazer exercícios na zona de ‘street workout’, uma classe de senhoras a fazer yoga no relvado (que é «para ser usado, pisado e respeitado», como foi salientado durante a cerimónia de inauguração).

Mas as verdadeiras estrelas deste novo e amplo espaço verde e de lazer situado em pleno centro de Portimão, que promete tornar-se uma referência para convívio e bem-estar na cidade, são o tanque da antiga nora e, sobretudo, a estrutura metálica onde estão colocadas as cantarias manuelinas da antiga Quinta do Morais, que se situava ali ao lado.

Subir pelas escadas em caracol ao primeiro andar desta estrutura e tirar uma foto entre as cantarias seculares ou espreitar todo o jardiom, a partir daquele ponto alto, foram as atividades mais praticadas pelos utilizadores do jardim.

Ocupando um pouco mais de um hectare, numa zona nobre da cidade, entre a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), o Mercado, o cemitério e os bombeiros, o novo jardim conta com uma zona de ‘street workout’, um pequeno anfiteatro e acesso a wi-fi gratuito.

A inauguração contou com a atuação do grupo musical “Amenity”, composto por estudantes das Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo decorrido em paralelo aulas abertas de ginástica sénior e yoga, assim como atividades especialmente pensadas para os mais pequenos, num ambiente de animação que convidou toda a comunidade a celebrar o momento.

O jardim presta homenagem a Gonçalo Ribeiro-Telles, um dos mais prestigiados arquitetos paisagistas portugueses e figura emblemática na defesa da sustentabilidade ambiental e do ordenamento do território, integrando vegetação autóctone de baixa necessidade hídrica.

O projeto, que esteve a cargo do ateliê algarvio António Marques Arquitetura e Planeamento e teve como autores o arquiteto António Marques e o arquiteto paisagista José Manuel Conceição, surgiu na sequência da petição feita por alunos do curso de Filosofia da ESMTG, aprovada em 2023 pela Assembleia da República, visando a criação do Dia Nacional dos Jardins em 25 de Maio, data do nascimento de Gonçalo Ribeiro-Telles.

Durante o discurso proferido nas celebrações do Dia da Cidade, a 11 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Portimão Álvaro Bila, destacou a singularidade do projeto, afirmando que a nova área verde “será, possivelmente, o único jardim construído no centro de uma cidade algarvia nos últimos 50 anos.”

”O Jardim Gonçalo Ribeiro-Telles devolve à cidade um espaço central, transformado em local de convívio e lazer, e será motivo de orgulho para todos os portimonenses”, sublinhou o autarca.

Álvaro Bila apelou à comunidade para participar na sua preservação: “ao mesmo tempo que homenageia a memória de Gonçalo Ribeiro-Telles, este jardim deverá ser um exemplo de cuidado e respeito, mantendo-se como um verdadeiro refúgio de lazer e bem-estar para todos”.

 

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação e CMP

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Banner lateral albufeira
municipio de odemira

Também poderá gostar

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão