Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O Município de Olhão já aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, ano em que haverá quase 73 milhões de euros para gerir, o que representa um aumento de 14,7% em relação a 2024.

O documento foi aprovado há dois dias, na reunião da Assembleia Municipal, com 13 votos a favor, cinco contra e seis abstenções.

«Este é um documento que mantém a intransigência na manutenção da sustentabilidade financeira, o que permite continuar a realizar investimentos em áreas prioritárias e fundamentais ao crescimento de Olhão, como por exemplo o apoio à criação de emprego, o acesso a habitação e a gratuitidade no ensino», ressalva António Pina, presidente da autarquia.

sessões de cinema de inverno

Em nota, o Município frisa ainda que as principais áreas de atuação e atenção redobrada por parte do Executivo situar-se-ão no reforço da habitação, educação, saúde, coesão social e competitividade do concelho no contexto regional.

«Temos de criar melhores condições para os nossos cidadãos, porém, temos igualmente de gerar riqueza, nomeadamente apoiando a criação de oportunidades económicas para instalação de novas empresas e emprego, promover a sustentabilidade ambiental, com políticas alicerçadas em soluções que visam a poupança e a eficiência energética e adotando práticas adequadas que afirmem a sustentabilidade do Município», continua o autarca.

O edil olhanense destaca ainda a transferência de competências do Estado Central para as autarquias, que está em curso, «que nos leva a estar atentos caso a caso, área a área, avaliando se os recursos financeiros e humanos são os justos e adequados à realidade de cada momento».

António Pina salienta que «estamos a modernizar os serviços, aumentando a qualidade e a eficácia no atendimento, procedimentos e resposta aos munícipes, seja no atual Balcão Único ou na futura Loja do Cidadão».

Este orçamento, «o maior de sempre no concelho de Olhão», apresenta um valor superior ao de 2024 em cerca de 10 milhões de euros «por força de uma estimativa crescente das receitas correntes», esclarece o edil.

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

2025-021-Maios-foto

Maios voltam a “mostrar-se” na EN125 em Olhão

Cravos 25 abril revolução (1)

Mercados de Olhão celebram 25 de Abril com distribuição de cravos e cantares

bairro 16 junho olhao (1)

Ontem foi o primeiro dia do resto da vida do Bairro 16 de Junho