O projeto “Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma”, uma iniciativa que, segundo Ricardo Calé, vice-presidente da Câmara, será «um marco importante no desenvolvimento do comércio local», foi apresentada esta segunda-feira, dia 2 de Dezembro, a empresários locais e à população olhanense.
Esta iniciativa, financiada a 100% com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, «representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros e promete modernizar e dinamizar a economia local».
O projeto «visa criar um ambiente comercial mais conectado, aproveitando as tecnologias digitais para beneficiar comerciantes, residentes e visitantes», descreveu a Câmara de Olhão.
Este novo “bairro” é delimitado a sul pelos Mercados Municipais, a norte, pelo Tribunal, e estende-se pela Rua do Comércio e pelo Caminho das Lendas.
Os comerciantes que exerçam a sua atividade nesta área «terão oportunidade de aderirem a uma plataforma marketplace, onde poderão comercializar os seus produtos para o mundo inteiro, aumentando, assim, a competitividade com os grandes retalhistas e alargando o seu horário de funcionamento para 24 horas por dia, entre outras vantagens».
«Para os consumidores, os benefícios residem no acesso a produtos locais com comodidade e flexibilidade de horários. Toda a área do bairro será abrangida por uma cobertura de wifi gratuito, mupis interativos e uma monitorização em tempo real dos lugares de estacionamento vagos», acrescentou a autarquia.
O projeto “Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma” será implementado por um consórcio composto pelo Município de Olhão, a ACRAL, a AmbiOlhão, a Fesnima e a Mercados de Olhão.
Na sessão de apresentação, Ricardo Calé sublinhou ainda que «a cidade dá, assim, mais um passo em direção à modernidade, demonstrando que tradição e inovação podem caminhar juntas em prol de um futuro promissor».