O Lusitano de Évora venceu fora o Louletano, por 3-2, e saltou este domingo para a liderança da Série D do Campeonato de Portugal, numa 11ª ronda em que Serpa, Moura e Estrela de Vendas Novas saíram derrotados.
Os eborenses conquistaram a segunda vitória consecutiva no Estádio Algarve e aproveitaram o empate do Amora em Lagoa para ascender ao 1º lugar do campeonato, com 24 pontos, à frente de amorenses e Sintrense, ambos com 23, e Moncarapachense, com 22.
O Lusitano saiu para o intervalo a vencer por 1-0, graças ao golo de Tiago Baptista, aos 40 minutos.
Leandro Ferreira igualou (51), Johnson Juah (59) deu nova vantagem aos alentejanos, os algarvios voltaram a responder, por Chima (73), e um autogolo de João Bandeira (85) acabou por decidir o encontro.
Em Sintra, o Serpa sofreu o segundo desaire seguido, pela margem mínima (1-0), com golo de João Guerra, aos 51 minutos, e ocupa o 6º lugar, com 20 pontos.
Mais abaixo, já em zona de despromoção, segue o Moura, 11º, com 11 pontos, depois de ter empatado (2-2) no reduto do Estrela da Amadora B, resgatando um ponto com golo nos descontos.
Siriki Camará, aos 73, e Feijão, aos 90+6, marcaram para os alentejanos, em resposta aos tentos de Setila (38) e Tiago Gabriel (76).
O Estrela de Vendas Novas continua cada vez mais 14º e último classificado, com apenas um ponto.
No domingo, a equipa alentejana perdeu no terreno do Barreirense, por 3-1. Jelson Mivo (4 e 27 minutos) e Manú Vincent (45) marcaram para os anfitriões e Tiago Gamito reduziu para os estrelistas (45+3).
A 12ª ronda, marcada para 15 de Dezembro, inclui as partidas Lusitano de Évora-Sintrense, Moura-Lagoa, Serpa-Estrela da Amadora B e Estrela de Vendas Novas-Moncarapachense.